
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Balanço Social 2018
19
De referir que, no presente relatório de 2018, elaboraram-se quadros com
referência aos resultados do ano anterior e consequente análise
comparativa. Na verdade, uma análise bem-feita, pressupõe não apenas
uma constatação de factos e evidências concretas, mas sobretudo e
principalmente, uma avaliação que permita aferir tendências, retirando-se
ilações e/ou ideias que, no seu conjunto, possam ajudar a promover a
construção de uma organização mais eficiente e eficaz nos seus propósitos
e desígnios.
O questionário foi disponibilizado através da intranet, associado ao perfil
pessoal de cada trabalhador, sendo que o tratamento dos dados foi feito de
uma forma global. A análise individual foi evitada, o que significa que o
anonimato do trabalhador foi respeitado. Num universo de 114
trabalhadores (não participaram do inquérito os trabalhadores a tempo
parcial), obtiveram-se 59 respostas completas e 8 incompletas, num total
de 67 respostas, o que corresponde a 52% do universo de trabalhadores,
representando uma ligeira diminuição (-6%) face ao inquérito realizado no
ano anterior.
Os inquiridos foram convidados a responder a sete dimensões de análise,
que foram subdivididas em diferentes afirmações, consoante o tema
proposto (vide anexo A).
Conforme o nível de concordância para as afirmações colocadas, os
trabalhadores tinham como opção diferentes graus de resposta, baseadas
nas escalas de Likert, em que:
1 - Discorda totalmente; 2 – Discordo; 3 – Sem opinião formada; 4 –
Concorda e 5 – Concorda totalmente.
Assim, após análise efetuada às respostas obtidas foi possível apurar qual o
grau de satisfação dos trabalhadores respondentes, donde se extraíram as
seguintes conclusões relativamente às seguintes dimensões em apreciação:
I – Contexto Organizacional
1 - Prestígio, solidez e sustentabilidade dos SSGNR
2 - Posto de Trabalho
2.1 - Instalações e equipamentos disponibilizados para o exercício
das funções
2.2 - Conhecimento das funções e do que os SSGNR esperam do
trabalhador
2.3 - Realização pessoal e profissional
II - Cooperação e comunicação
1 - Ajuda, colaboração e cooperação entre todos os trabalhadores
2 - Relações com Chefia
2.1 - Na Secção
2.2 - Com a Direção