
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Balanço Social 2018
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Conclusão:
No inquérito de 2018, entendeu-se fazer uma análise comparativa, face aos
dados obtidos no inquérito de 2017.
A avaliação da satisfação dos trabalhadores é verdadeiramente importante
para qualquer organização, na medida em que, permite aferir as
necessidades, sentimentos, angustias, expetativas e vontades dos
trabalhadores, permitindo, à sua direção superior, a definição e execução
das melhores políticas de gestão em prol do aumento da eficiência e eficácia
organizacional. Neste sentido, e no que respeitou à questão “
Gosto de estar
nos SSGNR
”, o nível de respostas situou-se nos 4,51, tendo superado o
objetivo definido no próprio QUAR (4,5).
No que respeita à missão da nossa organização, os trabalhadores, de forma
unânime, responderam de forma muito positiva ao facto dos SSGNR serem
uma instituição com um papel de grande relevância para com os seus
Beneficiários, afinal os seus clientes chave.
Neste contexto, verifica-se que uma parte muito significativa dos
trabalhadores (64,62%) considera que a sua organização é credora de uma
imagem institucional positiva, assim como também se verificou que uma
grande parte dos trabalhadores, 80% (em 2017, haviam sido 67,65%)
responderam achar que a Direção aceita sugestões de melhoria e incentiva
a participação dos trabalhadores nos processos de tomada de decisão.
Ao contrário daquilo que se havia verificado no inquérito de 2017, houve um
número muito significativo de respostas positivas (81,67%) relativas à
forma exemplar de como a Direção consegue comunicar e divulgar a sua
estratégia, política e objetivos em termos de gestão.
Neste sentido, acreditamos que todas as ações desenvolvidas pela Direção
junto dos trabalhadores, em especial as ações comunicacionais ministradas,
têm um forte impacto nos níveis de perceção dos trabalhadores, em especial
na relação de proximidade que se cria, o que, por sua vez, fomenta um
maior sentimento de pertença à organização, com as naturais
consequências positivas que daí advêm para todos e, por inerência para os
Beneficiários, razão primordial da existência destes Serviços Sociais.
Em termos de instalações, designadamente no que respeita à sua
agradabilidade e conforto proporcionado, as respostas foram ainda mais
favoráveis do que as ministradas no ano anterior (2017).
Conscientes de que o tipo de trabalho nos SSGNR é exigente, verificou-se
que, praticamente todos os trabalhadores (90,77%) manifestaram a sua
concordância com o facto do trabalho desenvolvido ser exigente, o que, tal
como já referido neste relatório, acreditamos ser uma normalidade
decorrente do tipo de organização que age numa “área de negócio” que por
si só é de grande complexidade e diversidade.
Na verdade, tal exigência, resulta numa organização bastante ativa,
colaborativa e dinâmica dando resposta a uma vasta panóplia de serviços