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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Balanço Social 2018

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Conclusão:

No inquérito de 2018, entendeu-se fazer uma análise comparativa, face aos

dados obtidos no inquérito de 2017.

A avaliação da satisfação dos trabalhadores é verdadeiramente importante

para qualquer organização, na medida em que, permite aferir as

necessidades, sentimentos, angustias, expetativas e vontades dos

trabalhadores, permitindo, à sua direção superior, a definição e execução

das melhores políticas de gestão em prol do aumento da eficiência e eficácia

organizacional. Neste sentido, e no que respeitou à questão “

Gosto de estar

nos SSGNR

”, o nível de respostas situou-se nos 4,51, tendo superado o

objetivo definido no próprio QUAR (4,5).

No que respeita à missão da nossa organização, os trabalhadores, de forma

unânime, responderam de forma muito positiva ao facto dos SSGNR serem

uma instituição com um papel de grande relevância para com os seus

Beneficiários, afinal os seus clientes chave.

Neste contexto, verifica-se que uma parte muito significativa dos

trabalhadores (64,62%) considera que a sua organização é credora de uma

imagem institucional positiva, assim como também se verificou que uma

grande parte dos trabalhadores, 80% (em 2017, haviam sido 67,65%)

responderam achar que a Direção aceita sugestões de melhoria e incentiva

a participação dos trabalhadores nos processos de tomada de decisão.

Ao contrário daquilo que se havia verificado no inquérito de 2017, houve um

número muito significativo de respostas positivas (81,67%) relativas à

forma exemplar de como a Direção consegue comunicar e divulgar a sua

estratégia, política e objetivos em termos de gestão.

Neste sentido, acreditamos que todas as ações desenvolvidas pela Direção

junto dos trabalhadores, em especial as ações comunicacionais ministradas,

têm um forte impacto nos níveis de perceção dos trabalhadores, em especial

na relação de proximidade que se cria, o que, por sua vez, fomenta um

maior sentimento de pertença à organização, com as naturais

consequências positivas que daí advêm para todos e, por inerência para os

Beneficiários, razão primordial da existência destes Serviços Sociais.

Em termos de instalações, designadamente no que respeita à sua

agradabilidade e conforto proporcionado, as respostas foram ainda mais

favoráveis do que as ministradas no ano anterior (2017).

Conscientes de que o tipo de trabalho nos SSGNR é exigente, verificou-se

que, praticamente todos os trabalhadores (90,77%) manifestaram a sua

concordância com o facto do trabalho desenvolvido ser exigente, o que, tal

como já referido neste relatório, acreditamos ser uma normalidade

decorrente do tipo de organização que age numa “área de negócio” que por

si só é de grande complexidade e diversidade.

Na verdade, tal exigência, resulta numa organização bastante ativa,

colaborativa e dinâmica dando resposta a uma vasta panóplia de serviços