
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de atividades de 2018
26
Tutela
Decisões políticas
que influenciam a
prossecução dos
objetivos
delineados
Orientação na
execução da ação
social
complementar
Contributo para o
OE
Redução do peso
financeiro da
estrutura
Acolhimento
progressivo de
funcionários civis
Apoio
complementar aos
militares e
servidores da GNR
Apoio e
reconhecimento
institucional
Aprovação de
legislação
considerada
adequada às
necessidades dos
SSGNR
Aumento dos
níveis de
autonomia de
gestão interna
Respeito pelos
valores
intrínsecos à
condição militar
Elevado
Elevado
Médio
Parceiros
Protocolados
Fornecedores
Congéneres
nacionais
Congéneres
estrangeiros
Parcerias
estratégicas com
outros organismos
estatais
Parcerias com as
Associações da GNR
Colaboração na
partilha de serviços
e de informação
Sustentabilidade e
massa crítica
Criação de valor
Cooperação
estratégica
(congéneres)
Colaboração
institucional
Colaboração na
partilha de
serviços
Cooperação com o
serviço no âmbito
dos compromissos
assumidos
Cooperação na
partilha de boas
práticas
(Benchmarking)
Qualidade dos
produtos/serviços
prestados
Condições mais
vantajosas de
mercado
Apoio e
reconhecimento
institucional
Reduzido
Médio
Médio
Concorrentes
Prestadores de
serviços similares
em diferentes áreas
(Turismo, Saúde e
Ação Social)
Concorrência
baseada em reserva
de mercado
Complementarida
de em áreas onde
os SSGNR não
podem nem
conseguem
responder
Serviços
específicos
Reduzido
Reduzido
Reduzido
Tabela 9 - Análise dos Stakeholders
Tendo por base os graus de poder/influência e de interesse, podemos inferir a postura expectável
dos SSGNR para com os seus
stakeholders
. Assim, considera-se que há que atender a 4 diferentes
perspetivas de relacionamento, tal como Dz
Gerir em proximidade
dz; Dz
Manter informados
dz; Dz
Manter
satisfeitos
dz e Dz
Esforço mínimo
dz.
Gerir com Proximidade
–
Stakeholders
relativamente aos quais os SSGNR devem estabelecer relações
de confiança e proximidade reforçadas, desenvolvendo os maiores esforços para a sua satisfação,
tendo em conta que os Beneficiários se constituem como a razão de existência dos SSGNR,
alimentando as suas legítimas expetativas de oferta na área do apoio social, e, promovendo para tal,
serviços de qualidade acrescida. Os Beneficiários, como elementos geradores do sistema de
redistribuição da riqueza, contribuemmediante o desconto de uma quotização obrigatória, podendo,
de acordo com os estatutos assumirem-se como atentos observadores e participantes na
performance dos SSGNR.