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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Plano de atividades de 2018

26

Tutela

Decisões políticas

que influenciam a

prossecução dos

objetivos

delineados

Orientação na

execução da ação

social

complementar

Contributo para o

OE

Redução do peso

financeiro da

estrutura

Acolhimento

progressivo de

funcionários civis

Apoio

complementar aos

militares e

servidores da GNR

Apoio e

reconhecimento

institucional

Aprovação de

legislação

considerada

adequada às

necessidades dos

SSGNR

Aumento dos

níveis de

autonomia de

gestão interna

Respeito pelos

valores

intrínsecos à

condição militar

Elevado

Elevado

Médio

Parceiros

Protocolados

Fornecedores

Congéneres

nacionais

Congéneres

estrangeiros

Parcerias

estratégicas com

outros organismos

estatais

Parcerias com as

Associações da GNR

Colaboração na

partilha de serviços

e de informação

Sustentabilidade e

massa crítica

Criação de valor

Cooperação

estratégica

(congéneres)

Colaboração

institucional

Colaboração na

partilha de

serviços

Cooperação com o

serviço no âmbito

dos compromissos

assumidos

Cooperação na

partilha de boas

práticas

(Benchmarking)

Qualidade dos

produtos/serviços

prestados

Condições mais

vantajosas de

mercado

Apoio e

reconhecimento

institucional

Reduzido

Médio

Médio

Concorrentes

Prestadores de

serviços similares

em diferentes áreas

(Turismo, Saúde e

Ação Social)

Concorrência

baseada em reserva

de mercado

Complementarida

de em áreas onde

os SSGNR não

podem nem

conseguem

responder

Serviços

específicos

Reduzido

Reduzido

Reduzido

Tabela 9 - Análise dos Stakeholders

Tendo por base os graus de poder/influência e de interesse, podemos inferir a postura expectável

dos SSGNR para com os seus

stakeholders

. Assim, considera-se que há que atender a 4 diferentes

perspetivas de relacionamento, tal como Dz

Gerir em proximidade

dz; Dz

Manter informados

dz; Dz

Manter

satisfeitos

dz e Dz

Esforço mínimo

dz.

Gerir com Proximidade

Stakeholders

relativamente aos quais os SSGNR devem estabelecer relações

de confiança e proximidade reforçadas, desenvolvendo os maiores esforços para a sua satisfação,

tendo em conta que os Beneficiários se constituem como a razão de existência dos SSGNR,

alimentando as suas legítimas expetativas de oferta na área do apoio social, e, promovendo para tal,

serviços de qualidade acrescida. Os Beneficiários, como elementos geradores do sistema de

redistribuição da riqueza, contribuemmediante o desconto de uma quotização obrigatória, podendo,

de acordo com os estatutos assumirem-se como atentos observadores e participantes na

performance dos SSGNR.