
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de atividades de 2018
30
5.
F
ORMULAÇÃO
E
STRATÉGICA
A formulação estratégica faz parte do processo de gestão estratégica que deve ser adotado pelas
organizações. Assim quando uma organização pretende prosseguir uma cultura de qualidade com os
mais elevados padrões de Excelência, Competência e de Responsabilidade tem, obrigatoriamente,
que definir a sua Missão, Visão e Valores Institucionais. O compromisso que os dirigentes assumem
para com a organização deve suscitar a compreensão, interesse, adesão e entusiasmo de todos os que
a rodeiam, carecendo por isso de estar definido e devidamente comunicado.
O presente Plano de Atividades sustenta toda a sua estrutura com base no emanado pelo Plano
Estratégico 2018-2020, sendo que este foi desenvolvido com recurso base na ferramenta do
Balanced
Scorecard
(BSC), pois consideramo-
la como uma importante Dzmetodologiadz de gestão que serviu
como suporte à definição e ao desenvolvimento estratégico desta instituição, possibilitando, a
medição da execução das respetivas atividades, bem como o alcance dos objetivos finais.
Conhecidas que são as vantagens associadas a esta metodologia e que resultam no facto de esta se
constituir como um importante modelo de sistematização e simplificação da estratégia, os SSGNR
tiveram por preocupação alinhar toda a estrutura organizacional com a estratégia definida para
aquele triénio, naturalmente estabelecendo sempre a ligação da estratégia ao orçamento anual (no
caso o de 2018) e medindo posteriormente a eficácia da mesma que deverá conduzir a nossa
organização rumo à Visão traçada. Para a formulação da estratégia procedeu-se a uma análise do
meio envolvente externo (análise dos Stakeholders e também de uma análise PESTLA
1
) após o que
foram identificados, através de uma análise SWOT, não só os principais pontos fortes e fracos, como
também as ameaças e oportunidades dos SSGNR.
5.1M
ISSÃO
, V
ISÃO E
V
ALORES
I
NSTITUCIONAIS
5.1.1 M
ISSÃO
A missão estabelece os limites que servem de orientação na formulação da estratégia, traduzindo-se,
dessa forma, nos reais propósitos de existência da organização, ou seja, a missão consubstancia em
si mesma, a sua razão de ser e existir.
É a missão organizacional que faz cumprir os objetivos institucionais pela qual a organização foi
criada. Sem uma missão suficientemente clara e definida, a organização não poderá cumprir os seus
propósitos. A missão deve e tem de responder ao que a organização se propõe fazer e para quem o
fazer.
1
A análise PESTLA não consta do presente documento, encontrando-se a mesma no Plano Estratégico 2018-2020.