
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de atividades de 2018
24
3
C
ARACTERIZAÇÃO DO
A
MBIENTE
E
XTERNO
3.1 O
S
S
TAKEHOLDERS
No contexto atual, é cada vez mais comumente reconhecido que o sucesso estratégico de uma
organização depende não só dos seus próprios interesses, mas também de todos aqueles em que nela
têm interesses, pelo que, para a boa prossecução da missão dos SSGNR, torna-se verdadeiramente
imperativo proceder à análise e conhecimento dos seus
stakeholders
.
Na realidade, os
stakeholders
ou parceiros são todos os indivíduos, grupos de interesse e/ou
organizações que disputam o controlo de recursos e resultados de uma organização para proveito
próprio. A análise de
stakeholders
incide, assim, sobre quem tem interesses numa dada organização.
Cada stakeholder é motivado por um conjunto de objetivos, sendo que, na maior parte das vezes,
existem objetivos comuns, permitindo alavancar resultados positivos, muito embora, nalguns casos,
possam também haver objetivos conflituantes. Neste sentido, e no caso dos SSGNR, há que encontrar
a posição de equilíbrio que otimize a relação existente entre esta organização e os
stakeholders
, em
ordem a maximizar a sua performance de gestão.
O sucesso da nossa missão organizacional depende, em boa parte, da participação das partes
interessadas e, por essa razão, torna-se necessário assegurar que as suas expectativas e necessidades
sejam conhecidas e consideradas nos diferentes processos de decisão conduzidos, em regra, pelo
Conselho de Direção dos SSGNR. Tais expectativas envolvem a satisfação de legítimas necessidades
bem como um comportamento ético e deontológico a considerar por todas as partes envolvidas. Cada
interveniente ou grupo de intervenientes representa um determinado tipo de interesse no processo.
Os
stakeholders
podem dividir-se em dois grandes grupos, os internos e os externos, sendo que os
SSGNR têm um conjunto muito alargado de
stakeholders
, quer de cariz interno, quer externo,
conforme se pode constatar na tabela seguinte.