
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de atividades de 2018
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Estes podem ser integrados nas seguintes categorias:
a)
Beneficiários titulares (por imposição legal os Oficiais, Sargentos, Guardas e Civis do Mapa de
Pessoal da GNR e dos SSGNR, por subscrição voluntária, os cônjuges sobrevivos dos
beneficiários titulares falecidos e os menores que sejam filhos órfãos);
b)
Beneficiários extraordinários (Oficiais dos Quadros Permanentes das Forças Armadas que
prestem serviço na GNR);
c)
Beneficiários familiares (os cônjuges e filhos dos beneficiários titulares).
A Instituição Guarda Nacional Republicana (GNR) é pois um dos mais importantes e críticos
stakeholders
dos SSGNR, na medida em que a GNR é Dzfornec
ed
ordz de uma parte substancial dos
nossos
recursos humanos. A estabilidade proporcionada pelos efetivos militares da Guarda nos SSGNR, e
também do respetivo pessoal civil, concorre, para o alavancar dos vários processos existentes nestes
Serviços Sociais. Tal estabilidade de recursos, traduz-se, consequentemente, numa melhor alocação
dos meios humanos afetos à área operacional da Guarda, e, assim, diretamente naquilo que respeita
à sua missão, no sentido de fazer cumprir, no âmbito dos sistemas nacionais de segurança e proteção,
a legalidade democrática e o garantir da segurança interna dos cidadãos, no estreito cumprimento
dos termos previstos na Constituição e na lei.
Manter Informados
–
Stakeholders
que, embora não exerçam muito poder na organização, têm
importância, pois constituem a forma dos SSGNR alargarem o leque de serviços prestados, bem como
a sua área de influência, relacionando-se em geral através de protocolos e parcerias de cooperação,
atendendo que:
d)
Os trabalhadores dos SSGNR constituem um grupo dinâmico atento às evoluções sociais e
políticas, residindo na sua qualificação e alinhamento com a cultura organizacional a chave do
sucesso dos SSGNR no médio/longo prazo.
e)
A relação com os parceiros estratégicos (GNR, outras Forças de Segurança nacionais e
estrangeiras, entidades protocoladas) evidencia-se pela cooperação estratégica e solidária
entre estes e os SSGNR. Nesse prisma, os SSGNR fomentam a existência de protocolos que
propiciem condições vantajosas aos beneficiários, nomeadamente nas vertentes do ramo
saúde, automóvel, da banca e seguradoras, universidades, telecomunicações, gasolineiras,
centros de apoio social e casas de repouso, atividades de saúde e bem-estar, viagens e turismo,
entre inúmeras outras. A interação dos SSGNR junto das congéneres favorece a cooperação na
partilha de boas práticas (
Benchmarketing
), suscetíveis de serem aproveitadas em prol da
melhoria dos serviços prestados.
Esforço Mínimo
–
Stakeholders
que requerem, em geral, um esforço mínimo por parte dos SSGNR,
pois não obstante existiremmuitos prestadores de serviços análogos, não existe concorrência direta:
o público-alvo é apenas os beneficiários. No entanto, é de referir que os concorrentes podem ser
muito importantes como complemento à atividade dos SSGNR, em áreas que estes não conseguem
responder.