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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Plano de atividades de 2018

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Estes podem ser integrados nas seguintes categorias:

a)

Beneficiários titulares (por imposição legal os Oficiais, Sargentos, Guardas e Civis do Mapa de

Pessoal da GNR e dos SSGNR, por subscrição voluntária, os cônjuges sobrevivos dos

beneficiários titulares falecidos e os menores que sejam filhos órfãos);

b)

Beneficiários extraordinários (Oficiais dos Quadros Permanentes das Forças Armadas que

prestem serviço na GNR);

c)

Beneficiários familiares (os cônjuges e filhos dos beneficiários titulares).

A Instituição Guarda Nacional Republicana (GNR) é pois um dos mais importantes e críticos

stakeholders

dos SSGNR, na medida em que a GNR é Dzfornec

ed

ordz de uma parte substancial dos

nossos

recursos humanos. A estabilidade proporcionada pelos efetivos militares da Guarda nos SSGNR, e

também do respetivo pessoal civil, concorre, para o alavancar dos vários processos existentes nestes

Serviços Sociais. Tal estabilidade de recursos, traduz-se, consequentemente, numa melhor alocação

dos meios humanos afetos à área operacional da Guarda, e, assim, diretamente naquilo que respeita

à sua missão, no sentido de fazer cumprir, no âmbito dos sistemas nacionais de segurança e proteção,

a legalidade democrática e o garantir da segurança interna dos cidadãos, no estreito cumprimento

dos termos previstos na Constituição e na lei.

Manter Informados

Stakeholders

que, embora não exerçam muito poder na organização, têm

importância, pois constituem a forma dos SSGNR alargarem o leque de serviços prestados, bem como

a sua área de influência, relacionando-se em geral através de protocolos e parcerias de cooperação,

atendendo que:

d)

Os trabalhadores dos SSGNR constituem um grupo dinâmico atento às evoluções sociais e

políticas, residindo na sua qualificação e alinhamento com a cultura organizacional a chave do

sucesso dos SSGNR no médio/longo prazo.

e)

A relação com os parceiros estratégicos (GNR, outras Forças de Segurança nacionais e

estrangeiras, entidades protocoladas) evidencia-se pela cooperação estratégica e solidária

entre estes e os SSGNR. Nesse prisma, os SSGNR fomentam a existência de protocolos que

propiciem condições vantajosas aos beneficiários, nomeadamente nas vertentes do ramo

saúde, automóvel, da banca e seguradoras, universidades, telecomunicações, gasolineiras,

centros de apoio social e casas de repouso, atividades de saúde e bem-estar, viagens e turismo,

entre inúmeras outras. A interação dos SSGNR junto das congéneres favorece a cooperação na

partilha de boas práticas (

Benchmarketing

), suscetíveis de serem aproveitadas em prol da

melhoria dos serviços prestados.

Esforço Mínimo

Stakeholders

que requerem, em geral, um esforço mínimo por parte dos SSGNR,

pois não obstante existiremmuitos prestadores de serviços análogos, não existe concorrência direta:

o público-alvo é apenas os beneficiários. No entanto, é de referir que os concorrentes podem ser

muito importantes como complemento à atividade dos SSGNR, em áreas que estes não conseguem

responder.