
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de atividades de 2018
62
6.3. P
LANO DE
A
POIO AO
B
ENEFICIÁRIO
Em estrito alinhamento com o planificado para o ano de 2017, os SSGNR, através do seu Gabinete de
Apoio ao Beneficiário (GAB), em 2018, incidirão o esforço na consolidação dos programas já
iniciados, deles tirando o máximo rendimento possível e melhorando a sua eficiência e eficácia na
resposta às dificuldades e problemas dos seus Beneficiários. Assim, para além das atividades que
quotidianamente exerce, tais como a análise dos pedidos de apoio relacionadas com as mais variadas
e problemáticas situações de natureza social, económica e cultural, o GAB atua também ao nível da
deteção/resolução de situações socialmente gravosas e urgentes, designadamente no apoio à
eventualidade de doença, na resolução de problemas de habitação e no acompanhamento de
catástrofes naturais diversas. Neste sentido, e de forma a robustecer estas áreas de atuação, os SSGNR
consideram como verdadeiramente critico o enforque na consolidação da estratégia já definida nos
programas que seguidamente se enunciam:
Programa
–
Atendimento Personalizado
Em 2018, os SSGNR têm como objetivo dar continuidade aos muitos procedimentos já desenvolvidos
no ano anterior, nomeadamente, apostando num amplo e diversificado conjunto de serviços atuantes
no âmbito da proteção social complementar, de onde se destaca o apoio socioeconómico em situações
socialmente gravosas e urgentes, mas também no apoio na eventualidade de ocorrência de doença,
apoio na resolução de problemas de habitação, entre outros. Para tal, torna-se necessário dar
continuidade e reforçar a estratégia de comunicação entre os Beneficiários e os serviços de apoio
proporcionados pelos SSGNR, assim como privilegiar o desenvolvimento de um atendimento
personalizado, designadamente pela utilização de uma linha de apoio direta ao Beneficiário,
conseguindo-se, assim, ir ao encontro das necessidades dos nossos Beneficiários, de uma forma
personalizada, dedicada e mais agilizada.
Contudo, para que o Programa possa atingir os resultados desejados, importa assegurar a necessária
capacitação das pessoas responsáveis pela função, dando-lhes a formação adequada para o reforço
das competências e saberes imprescindíveis para o correto desempenho de tão diversas quanto
complexas tarefas. Acima de tudo, pretende-se afetividade, oportunidade e precisão, face a qualquer
dúvida ou situação, resolvendo o que é possível resolver no imediato ou estabelecendo o link
adequado e informado, nos casos em que o processo deve ser encaminhado para outras pessoas,
órgãos ou entidades.
Os técnicos do GAB, militares ou civis, deverão, pois, estar preparados para perceber, filtrar e
responder às questões colocadas pelos Beneficiários, ouvindo com tolerância e paciência, fazendo as
perguntas certas e argumentando com conhecimento e pertinência, de modo a assegurar níveis de
resposta de inequívoca qualidade. É com este objetivo muito claro de aposta em qualidade de serviço,
que os SSGNR pretendem dotar o GAB com os recursos humanos necessários em quantidade e
qualidade (técnica) para que, a todo o tempo (H24), possa cumprir a sua missão de resposta ao
Beneficiário.