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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Plano de atividades de 2018

62

6.3. P

LANO DE

A

POIO AO

B

ENEFICIÁRIO

Em estrito alinhamento com o planificado para o ano de 2017, os SSGNR, através do seu Gabinete de

Apoio ao Beneficiário (GAB), em 2018, incidirão o esforço na consolidação dos programas já

iniciados, deles tirando o máximo rendimento possível e melhorando a sua eficiência e eficácia na

resposta às dificuldades e problemas dos seus Beneficiários. Assim, para além das atividades que

quotidianamente exerce, tais como a análise dos pedidos de apoio relacionadas com as mais variadas

e problemáticas situações de natureza social, económica e cultural, o GAB atua também ao nível da

deteção/resolução de situações socialmente gravosas e urgentes, designadamente no apoio à

eventualidade de doença, na resolução de problemas de habitação e no acompanhamento de

catástrofes naturais diversas. Neste sentido, e de forma a robustecer estas áreas de atuação, os SSGNR

consideram como verdadeiramente critico o enforque na consolidação da estratégia já definida nos

programas que seguidamente se enunciam:

Programa

Atendimento Personalizado

Em 2018, os SSGNR têm como objetivo dar continuidade aos muitos procedimentos já desenvolvidos

no ano anterior, nomeadamente, apostando num amplo e diversificado conjunto de serviços atuantes

no âmbito da proteção social complementar, de onde se destaca o apoio socioeconómico em situações

socialmente gravosas e urgentes, mas também no apoio na eventualidade de ocorrência de doença,

apoio na resolução de problemas de habitação, entre outros. Para tal, torna-se necessário dar

continuidade e reforçar a estratégia de comunicação entre os Beneficiários e os serviços de apoio

proporcionados pelos SSGNR, assim como privilegiar o desenvolvimento de um atendimento

personalizado, designadamente pela utilização de uma linha de apoio direta ao Beneficiário,

conseguindo-se, assim, ir ao encontro das necessidades dos nossos Beneficiários, de uma forma

personalizada, dedicada e mais agilizada.

Contudo, para que o Programa possa atingir os resultados desejados, importa assegurar a necessária

capacitação das pessoas responsáveis pela função, dando-lhes a formação adequada para o reforço

das competências e saberes imprescindíveis para o correto desempenho de tão diversas quanto

complexas tarefas. Acima de tudo, pretende-se afetividade, oportunidade e precisão, face a qualquer

dúvida ou situação, resolvendo o que é possível resolver no imediato ou estabelecendo o link

adequado e informado, nos casos em que o processo deve ser encaminhado para outras pessoas,

órgãos ou entidades.

Os técnicos do GAB, militares ou civis, deverão, pois, estar preparados para perceber, filtrar e

responder às questões colocadas pelos Beneficiários, ouvindo com tolerância e paciência, fazendo as

perguntas certas e argumentando com conhecimento e pertinência, de modo a assegurar níveis de

resposta de inequívoca qualidade. É com este objetivo muito claro de aposta em qualidade de serviço,

que os SSGNR pretendem dotar o GAB com os recursos humanos necessários em quantidade e

qualidade (técnica) para que, a todo o tempo (H24), possa cumprir a sua missão de resposta ao

Beneficiário.