
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de atividades de 2018
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7.
M
EDIDAS DE MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
Os SSGNR, no ano de 2018, pretendem dar continuidade ao caminho de modernização administrativa
que, de forma progressiva, vem sendo percorrido, nestes últimos anos, cumprindo o estabelecido no
Decreto-Lei n.º 73/2014, de 13 de maio, que determina a obrigatoriedade de inscrição das medidas
de modernização administrativa, designadamente as relativas à desburocratização, qualidade e
inovação dos serviços. Assim, e para o ano de 2018, estes Serviços Sociais pretendemmelhorar ainda
mais o nível de qualidade nas relações de interação com os seus Beneficiários, apostando fortemente
na inovação e comunicação organizacional, assegurando, dessa forma, uma também maior eficácia,
cordialidade e transparência das suas ações.
Assim, procuraremos implementar as seguintes medidas:
Melhorar o Portal do Beneficiário com a criação de um DzBalcão Únicodz, designadamente através da
disponibilização de todos os formulários destinados a pedidos dos Beneficiários;
Criar uma área no Portal do Beneficiário onde estes possam apresentar sugestões de
melhoria de serviços;
Criação de meios automáticos de pagamento
–
em cooperação com a AMA, conseguir, através
da Plataforma de Pagamentos da Administração Pública (PPAP), novos métodos de
pagamento (incluindo Multibanco), de acordo com os diferentes canais de atendimento,
sempre garantindo a integração plena com os sistemas operacionais (via Web Services);
Desenvolver as ações necessárias para garantir o funcionamento do sistema de atendimento
ao Beneficiário com base na tecnologia VoIP, nas Delegações ainda sem acesso à RNSI;
Melhorar a DzLinha de Apoio ao Beneficiáriodz através de uma maior divulgação da sua
existência e sujeitando os colaboradores afetos a este serviço, a ações de formação, de forma
a aperfeiçoar o contacto com os Beneficiários, designadamente, sobre atendimento ao
público e sobre a estrutura e competências genéricas dos SSGNR. Formar, ainda, no sentido
de capacitar para orientar os Beneficiários, consoante as suas necessidades, para as
entidades competentes, estejam ou não no âmbito dos SSGNR ou GNR;
Criação da Carta de Qualidade que formalize o compromisso entre os SSGNR e os
Beneficiários, no que diz respeito à qualidade da prestação das suas atividades e serviços;
Definir um horário contínuo de atendimento que abranja a pausa para almoço,
designadamente na Tesouraria, Serviços Farmacêuticos, Bar e na Barbearia; afixar os
horários e divulga-los no sítio da internet;
Criar um manual de atendimento, de modo a permitir esclarecer os beneficiários a qualquer
momento do dia (24H);
Na Sede e das Delegações, criar e melhorar os espaços de atendimento e acolhimento;