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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades de 2013

Página

5

I – NOTA INTRODUTÓRIA

O presente Relatório de Atividades é um elemento essencial do ciclo anual de gestão de todos os serviços e

organismos da Administração Pública um pilar fundamental no enquadramento e controlo da sua atividade, sem

o qual não é possível, nas organizações modernas, garantir uma boa e eficiente gestão, constituindo-se como o

documento onde se demonstra qualitativa e quantitativamente os resultados alcançados, em articulação com a

avaliação dos serviços (SIADAP1).

Este documento estratégico pretende relatar o percurso efetuado pelos SSGNR ao longo do ano de 2013,

fazendo referência à gestão dos recursos, em função das atribuições e atividades desenvolvidas, com

identificação dos desvios relativamente ao planeado no início do ciclo de gestão, em sede de Plano de

Atividades, analisando e avaliando o trabalho desenvolvido, procurando, simultaneamente, recolher um conjunto

de informações de gestão relevantes para o planeamento dos próximos objetivos estratégicos dos Serviços

Sociais. Neste paradigma organizacional de avaliação, implicou-se a participação e a interligação de processos e

pessoas (dirigentes aos vários níveis, colaboradores, beneficiários), com vista à consecução dos objetivos

delineados nas várias vertentes de ajuda aos beneficiários e famílias.

Atendendo ao agravamento do contexto económico e social verificado nos últimos anos, que se agudizou,

particularmente, em 2013, foi imperioso que os SSGNR estivessem preparados para responderem às

necessidades individuais de cada beneficiário. Nesse sentido,

foi criado e operacionalizado o Gabinete de Apoio

ao Beneficiário com o objetivo fundamental de aperfeiçoar o apoio social prestado pelos SSGNR, mediante a

análise de casos concretos, propondo medidas adequadas para a resolução dos mais diversos problemas, de

índole económica e social, no cumprimento de objetivos operacionais estabelecidos.

Assim, o apoio prestado pelo Gabinete de Apoio ao Beneficiário, consoante as suas características e

competências, assenta em vários pilares, tais como: atendimento personalizado; intervenção social; resolução

de problemática de carácter social; prevenção, rentabilização e otimização de problemas socioeconómicos;

deteção de situações de risco; aconselhamento e encaminhamento psicológico; apoio e esclarecimento jurídico;

articulação com equipas locais de ação social; redução do isolamento social ou situações de dependência e

responder ou encaminhar cada uma das situações para resposta adequada.

No âmbito da atividade operacional, foram concretizadas ações inovadoras e de impacto relevante junto dos

beneficiários e famílias, de que se destacam:

O evento, o “Desafio 55+”, que reuniu no espaço da Colónia de Férias da Costa da Caparica centenas

de beneficiários e as suas famílias num convívio salutar;

O projeto “Viagens Culturais”, que possibilitou a um leque de beneficiários conhecer ou revisitar locais

no nosso país e em Espanha, cujo sucesso alcançado viu-se refletido nos apreciáveis níveis de

satisfação comunicados;