

Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades de 2013
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I – NOTA INTRODUTÓRIA
O presente Relatório de Atividades é um elemento essencial do ciclo anual de gestão de todos os serviços e
organismos da Administração Pública um pilar fundamental no enquadramento e controlo da sua atividade, sem
o qual não é possível, nas organizações modernas, garantir uma boa e eficiente gestão, constituindo-se como o
documento onde se demonstra qualitativa e quantitativamente os resultados alcançados, em articulação com a
avaliação dos serviços (SIADAP1).
Este documento estratégico pretende relatar o percurso efetuado pelos SSGNR ao longo do ano de 2013,
fazendo referência à gestão dos recursos, em função das atribuições e atividades desenvolvidas, com
identificação dos desvios relativamente ao planeado no início do ciclo de gestão, em sede de Plano de
Atividades, analisando e avaliando o trabalho desenvolvido, procurando, simultaneamente, recolher um conjunto
de informações de gestão relevantes para o planeamento dos próximos objetivos estratégicos dos Serviços
Sociais. Neste paradigma organizacional de avaliação, implicou-se a participação e a interligação de processos e
pessoas (dirigentes aos vários níveis, colaboradores, beneficiários), com vista à consecução dos objetivos
delineados nas várias vertentes de ajuda aos beneficiários e famílias.
Atendendo ao agravamento do contexto económico e social verificado nos últimos anos, que se agudizou,
particularmente, em 2013, foi imperioso que os SSGNR estivessem preparados para responderem às
necessidades individuais de cada beneficiário. Nesse sentido,
foi criado e operacionalizado o Gabinete de Apoio
ao Beneficiário com o objetivo fundamental de aperfeiçoar o apoio social prestado pelos SSGNR, mediante a
análise de casos concretos, propondo medidas adequadas para a resolução dos mais diversos problemas, de
índole económica e social, no cumprimento de objetivos operacionais estabelecidos.
Assim, o apoio prestado pelo Gabinete de Apoio ao Beneficiário, consoante as suas características e
competências, assenta em vários pilares, tais como: atendimento personalizado; intervenção social; resolução
de problemática de carácter social; prevenção, rentabilização e otimização de problemas socioeconómicos;
deteção de situações de risco; aconselhamento e encaminhamento psicológico; apoio e esclarecimento jurídico;
articulação com equipas locais de ação social; redução do isolamento social ou situações de dependência e
responder ou encaminhar cada uma das situações para resposta adequada.
No âmbito da atividade operacional, foram concretizadas ações inovadoras e de impacto relevante junto dos
beneficiários e famílias, de que se destacam:
•
O evento, o “Desafio 55+”, que reuniu no espaço da Colónia de Férias da Costa da Caparica centenas
de beneficiários e as suas famílias num convívio salutar;
•
O projeto “Viagens Culturais”, que possibilitou a um leque de beneficiários conhecer ou revisitar locais
no nosso país e em Espanha, cujo sucesso alcançado viu-se refletido nos apreciáveis níveis de
satisfação comunicados;