
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
143
8.2.7
SISTEMAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
GESTÃO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS
No que concerne à gestão do sistema informático dos SSGNR, este é, em parte, assegurado pelos
elementos que constituem o Serviço de Informática (SI), dependente do Gabinete Técnico (GT). Aqueles
sistemas, quer pela sua complexidade, que pela necessidade de manutenção, são assegurados por
entidades externas.
GESTÃO DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS
Gestão das Aplicações
As aplicações especificas dos SSGNR vão no sentido de se alcançar um sistema que forneça informação de
suporte às operações, e, consequentemente, à tomada de decisão.
Em 2018, foi dada continuidade às aplicações já existentes, bem como adicionadas novas capacidades com
as seguintes funcionalidades:
Processo de integração com eSPAP;
Módulo de gestão de cobranças em falta;
Gestão de beneficiários, entidades e fornecedores;
Integração com sistema de faturação.
Contratos de assistência técnica
A manutenção dos diversos sistemas são na sua grande maioria asseguradas pelo serviço de informática,
no entanto a manutenção dos sistemas de processamento e de armazenamento, bem como os proprietários
são asseguradas pelos fabricantes, e pelas empresas representantes, respetivamente.
Aquisição de licenciamento de software
Renovação das licenças de “software” antivírus, com proteção para
os computadores de secretária,
computadores portáteis e servidores;
Renovação e certificação HTTPS do “web site” portal e serviços farmacêuticos dos SSGNR;
Renovação de licenciamento dos sistemas eSPAP-SAP.
Renovação de sistema de Virtualização VMware
Renovação licenciamento dos servidores controladores do domínio e serviço “DNS”.
Renovação dos sistemas operativos existentes da Microsoft para postos de trabalho.
Renovação do licenciamento das licenças do Microsoft Office existentes.