
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
16
Tutela
Decisões
políticas que
influenciam a
prossecução dos
objetivos
delineados
Orientação na
execução da ação
social complementar
Contributo para o OE
Redução do peso
financeiro da
estrutura
Acolhimento
progressivo de
funcionários civis
Apoio complementar
aos militares e
servidores da GNR
Apoio e reconhecimento
institucional
Aprovação de legislação
considerada adequada às
necessidades dos SSGNR
Aumento dos níveis de
autonomia de gestão
interna
Respeito pelos valores
intrínsecos à condição
militar
Elevado
Elevado
Médio
Parceiros
Protocolados
Fornecedores
Congéneres
nacionais
Congéneres
estrangeiras
Parcerias
estratégicas com
outros
organismos
estatais
Parcerias com as
Associações da
GNR
Colaboração na
partilha de serviços e
de informação
Sustentabilidade e
massa crítica
Criação de valor
Cooperação
estratégica
(congéneres)
Colaboração
institucional
Colaboração na partilha
de serviços
Cooperação com o serviço
no âmbito dos
compromissos assumidos
Cooperação na partilha de
boas práticas
(Benchmarking)
Qualidade dos
produtos/serviços
prestados
Condições mais
vantajosas de mercado
Apoio e reconhecimento
institucional
Reduzido
Médio
Médio
Concorrentes
Prestadores de
serviços
similares em
diferentes áreas
(Turismo, Saúde
e Ação Social)
Concorrência baseada
em reserva de
mercado
Complementaridade em
áreas onde os SSGNR não
podem nem conseguem
responder
Serviços específicos
Reduzido
Reduzido
Reduzido
Tabela 3 - Análise dos Stakeholders
Tendo por base os graus de poder/influência e de interesse, podemos inferir a postura expectável
dos SSGNR para com os seus
Stakeholders
. Assim, considera-se que há que atender a 4 diferentes
perspetivas de relacionamento, tal como “Gerir em proximidade”; “Manter informados”; “Manter
satisfeitos” e “Esforço mínimo”.
Gerir com Proximidade
–
Stakeholders
relativamente aos quais os SSGNR devem estabelecer
relações de confiança e proximidade reforçadas, desenvolvendo os maiores esforços para a sua
satisfação, tendo em conta que os Beneficiários se constituem como a razão de existência dos
SSGNR, alimentando as suas legítimas expetativas de oferta na área do apoio social, e,
promovendo para tal, serviços de qualidade acrescida. Os Beneficiários, como elementos
geradores do sistema de redistribuição da riqueza, contribuem mediante o desconto de uma
quotização obrigatória, podendo, de acordo com os estatutos assumirem-se como atentos
observadores e participantes na performance dos SSGNR.