
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
19
3.
O C
ICLO DE
C
OMUNICAÇÃO DOS
SSGNR
A figura seguinte representa o ciclo de comunicação que os SSGNR mantêm com os seus
Beneficiários promovendo um contacto de proximidade e respondendo às suas necessidades:
Figura 2 - Ciclo de comunicação dos SSGNR
A estratégia de comunicação dos SSGNR pretende ir ao encontro daquilo que foi identificado
como sendo as necessidades dos Beneficiários e que passa por quatro vetores essenciais, a saber:
Acesso aos serviços de forma rápida;
Atuação célere e eficaz na satisfação das suas necessidades;
Aconselhamento técnico adequado;
Soluções de qualidade na resposta.
A efetivação da comunicação assenta no trabalho de proximidade com as Delegações dos SSGNR,
como a sua primeira linha de resposta, às quais compete:
Reportar as situações que necessitam de apoio dos SSGNR;
Apoiar na elaboração dos pedidos de subsídios, empréstimos, cofre da previdência,
quotas, expediente geral;
Zelar pelas Infraestruturas Turísticas, Colónias e Lares Académicos;
Zelar pelo Património Habitacional;
Efetuar obras de conservação e reparação;
Identificar protocolos com interesse local para os Beneficiários;
Divulgar as atividades e ações dos SSGNR;
Prover as Equipas
–
Secção de Programas Especiais (SPE), da qual faz parte o Núcleo
Idoso em Segurança, no sentido de garantir as condições de segurança e tranquilidade
das pessoas idosas;
Apoiar na análise social dos pedidos dos Beneficiários.