
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
17
Estes podem ser integrados nas seguintes categorias:
Beneficiários titulares (por imposição legal os Oficiais, Sargentos, Guardas e Civis do
Mapa de Pessoal da GNR e dos SSGNR, por subscrição voluntária, os cônjuges
sobrevivos dos Beneficiários titulares falecidos e os menores que sejam filhos órfãos);
Beneficiários extraordinários (Oficiais dos Quadros Permanentes das Forças Armadas
que prestem serviço na GNR);
Beneficiários familiares (os cônjuges e filhos dos Beneficiários titulares).
A Guarda Nacional Republicana é um dos mais importantes e críticos
Stakeholders
dos SSGNR,
na medida em é “fornecedora” de uma parte substan
cial dos nossos recursos humanos e é nela
que se reflete o serviço prestado aos beneficiários.
Os Serviços Sociais só existem porque existe Guarda, servem os Beneficiários, mas também são
um instrumento ao serviço da Guarda, intervindo no apoio aos militares e civis, com a finalidade
última e primordial de tornar a Guarda mais forte, mais coesa e operacionalmente mais
capacitada, para o cumprimento da sua Missão.
Manter Informados
–
Stakeholders
que, embora não exerçam muito poder na organização, têm
importância, pois constituem a forma dos SSGNR alargarem o leque de serviços prestados, bem
como a sua área de influência, relacionando-se em geral através de protocolos e parcerias de
cooperação, atendendo que:
Os trabalhadores dos SSGNR constituem um grupo dinâmico atento às evoluções sociais
e políticas, residindo na sua qualificação e alinhamento com a cultura organizacional a
chave do sucesso dos SSGNR no médio/longo prazo;
A relação com os parceiros estratégicos (GNR, outras Forças de Segurança nacionais e
estrangeiras, entidades protocoladas) evidencia-se pela cooperação estratégica e
solidária entre estes e os SSGNR. Nesse prisma, os SSGNR fomentam a existência de
protocolos que propiciem condições vantajosas aos beneficiários, nomeadamente nas
vertentes do ramo saúde, automóvel, da banca e seguradoras, universidades,
telecomunicações, gasolineiras, centros de apoio social e casas de repouso, atividades
de saúde e bem-estar, viagens e turismo, entre inúmeras outras. A interação dos SSGNR
junto das congéneres favorece a cooperação na partilha de boas práticas
(Benchmarking), suscetíveis de serem aproveitadas em prol da melhoria dos serviços
prestados.
Esforço Mínimo
–
Stakeholders
que requerem, em geral, um esforço mínimo por parte dos SSGNR,
pois não obstante existirem muitos prestadores de serviços análogos, não existe concorrência
direta: o público-alvo é apenas os beneficiários. No entanto, é de referir que os concorrentes