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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2018

Página

227

Conclusão:

No inquérito de 2018, entendeu-se fazer algumas alterações ao modelo que vinha sendo adotado nos

últimos anos, sendo que, pela importância que decorre da análise do relatório, com eventual concretização

de novas medidas e/ou ações a adotar por estes Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana (SSGNR),

optou-se por elaborar novos quadros recorrendo-se a uma análise comparativa com o inquérito do ano

anterior (2017).

A avaliação da satisfação dos trabalhadores é verdadeiramente importante para qualquer organização, na

medida em que, permite aferir as necessidades, sentimentos, angustias, expetativas e vontades dos

trabalhadores, permitindo, à sua direção superior, a definição e execução das melhores políticas de gestão

em prol do aumento da eficiência e eficácia organizacional. Neste sentido, e no que respeitou à questão

Gosto de estar nos SSGNR

”, o nível de respostas situou

-se nos 4,51, tendo superado o objetivo definido

(102% de concretização) no próprio QUAR.

No que respeita à missão da nossa organização, os trabalhadores, de forma unânime, responderam de

forma muito positiva ao facto dos SSGNR serem uma instituição com um papel de grande relevância para

com os seus Beneficiários, afinal os seus clientes chave.

Neste contexto, verifica-se que uma parte muito significativa dos trabalhadores (64,62%) considera que a

sua organização é credora de uma imagem institucional positiva, assim como também se verificou que uma

grande parte dos trabalhadores, 80% (em 2017, haviam sido 67,65%) responderam achar que a Direção

aceita sugestões de melhoria e incentiva a participação dos trabalhadores nos processos de tomada de

decisão.

Ao contrário daquilo que se havia verificado no inquérito de 2017, houve um número muito significativo de

respostas positivas (81,67%) relativas à forma exemplar de como a Direção consegue comunicar e divulgar

a sua estratégia, política e objetivos em termos de gestão.

Neste sentido, acreditamos que todas as ações desenvolvidas pela Direção junto dos trabalhadores, em

especial as ações comunicacionais ministradas, têm um forte impacto nos níveis de perceção dos

trabalhadores, em especial na relação de proximidade que se cria, o que, por sua vez, fomenta um maior

sentimento de pertença à organização, com as naturais consequências positivas que daí advêm para todos

e, por inerência para os Beneficiários, razão primordial da existência destes Serviços Sociais.

Em termos de instalações, designadamente no que respeita à sua agradabilidade e conforto proporcionado,

as respostas foram ainda mais favoráveis do que as ministradas no ano anterior (2017).

Conscientes de que o tipo de trabalho nos SSGNR é exigente, verificou-se que, praticamente todos os

trabalhadores (90,77%) manifestaram a sua concordância com o facto do trabalho desenvolvido ser

exigente, o que, tal como já referido neste relatório, acreditamos ser uma normalidade decorrente do tipo

de organização que

age numa “área de negócio” que por si só é de grande complexidade e diversidade.