
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
227
Conclusão:
No inquérito de 2018, entendeu-se fazer algumas alterações ao modelo que vinha sendo adotado nos
últimos anos, sendo que, pela importância que decorre da análise do relatório, com eventual concretização
de novas medidas e/ou ações a adotar por estes Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana (SSGNR),
optou-se por elaborar novos quadros recorrendo-se a uma análise comparativa com o inquérito do ano
anterior (2017).
A avaliação da satisfação dos trabalhadores é verdadeiramente importante para qualquer organização, na
medida em que, permite aferir as necessidades, sentimentos, angustias, expetativas e vontades dos
trabalhadores, permitindo, à sua direção superior, a definição e execução das melhores políticas de gestão
em prol do aumento da eficiência e eficácia organizacional. Neste sentido, e no que respeitou à questão
“
Gosto de estar nos SSGNR
”, o nível de respostas situou
-se nos 4,51, tendo superado o objetivo definido
(102% de concretização) no próprio QUAR.
No que respeita à missão da nossa organização, os trabalhadores, de forma unânime, responderam de
forma muito positiva ao facto dos SSGNR serem uma instituição com um papel de grande relevância para
com os seus Beneficiários, afinal os seus clientes chave.
Neste contexto, verifica-se que uma parte muito significativa dos trabalhadores (64,62%) considera que a
sua organização é credora de uma imagem institucional positiva, assim como também se verificou que uma
grande parte dos trabalhadores, 80% (em 2017, haviam sido 67,65%) responderam achar que a Direção
aceita sugestões de melhoria e incentiva a participação dos trabalhadores nos processos de tomada de
decisão.
Ao contrário daquilo que se havia verificado no inquérito de 2017, houve um número muito significativo de
respostas positivas (81,67%) relativas à forma exemplar de como a Direção consegue comunicar e divulgar
a sua estratégia, política e objetivos em termos de gestão.
Neste sentido, acreditamos que todas as ações desenvolvidas pela Direção junto dos trabalhadores, em
especial as ações comunicacionais ministradas, têm um forte impacto nos níveis de perceção dos
trabalhadores, em especial na relação de proximidade que se cria, o que, por sua vez, fomenta um maior
sentimento de pertença à organização, com as naturais consequências positivas que daí advêm para todos
e, por inerência para os Beneficiários, razão primordial da existência destes Serviços Sociais.
Em termos de instalações, designadamente no que respeita à sua agradabilidade e conforto proporcionado,
as respostas foram ainda mais favoráveis do que as ministradas no ano anterior (2017).
Conscientes de que o tipo de trabalho nos SSGNR é exigente, verificou-se que, praticamente todos os
trabalhadores (90,77%) manifestaram a sua concordância com o facto do trabalho desenvolvido ser
exigente, o que, tal como já referido neste relatório, acreditamos ser uma normalidade decorrente do tipo
de organização que
age numa “área de negócio” que por si só é de grande complexidade e diversidade.