
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
62
3.2
ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO
3.2.1
EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E QUALIDADE
No seguimento da análise efetuada até agora, e tendo em conta a autoavaliação que deve ser realizada
pelos vários Serviços, podemos afirmar que face aos resultados obtidos, os Serviços Sociais consideram ter
cumprido a maioria dos objetivos propostos para o ano em análise.
Procurando sintetizar e complementar a análise do QUAR 2018 dos Serviços Sociais, sobressai que foram
definidos nove objetivos operacionais, sendo três do parâmetro de Eficácia, quatro de Eficiência e dois de
Qualidade, tendo sido superados todos os parâmetros propostos, com 105,67%, 142,68% e 100,09%,
respetivamente.
Analisando cada parâmetro de avaliação é possível extrair os seguintes resultados:
EFICÁCIA
Eficácia
Indicador
Objetivo Operacional
Contribuição
para a
Eficácia
Avaliação
Global
N.º Peso Resultado Contribuição
Realização
Peso
Obj. 1
1 100%
106,7%
100%
100%
40%
40%
105,67%
Obj. 2
2 100%
100,0%
100%
100%
30%
30%
Obj. 3
3 100%
110,0%
100%
100%
30%
30%
Tabela 25
–
Análise dos parâmetros de avaliação relativos a eficácia
O objetivo relacionado com a dimensão eficácia reflete, por um lado, o esforço da ação social junto do
universo de Beneficiários mais necessitados, com atribuição de casas com função de natureza social e
valorização do património físico existente, e, por outro, pelo reforço da comunicação externa ministrada
aos beneficiários, sendo que, do computo geral se obteve uma taxa de realização no parâmetro de eficácia
de
105,67
%.
EFICIÊNCIA
Eficiência
Indicador
Objetivo Operacional
Contribuição
para a
Eficiência
Avaliação
Global
N.º
Peso
Resultado Contribuição Realização
Peso
Obj. 4
4
100%
78,0%
100%
100%
35,00%
35%
142,68%
Obj. 5
5
100%
260,0%
100%
100%
35,00%
35%
Obj. 6
6
100%
62,5%
100%
100%
15,00%
15%
Obj. 7
7
100%
100,0%
100%
100%
15,00%
15%
Tabela 26
–
Análise dos parâmetros de avaliação relativos a eficiência