
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
67
3.3
FATORES CONDICIONANTES
Após a análise efetuada aos resultados alcançados e aos desvios verificados, tendo em conta os objetivos
expressos no QUAR 2018, consta-se que houve algumas pequenas condicionantes à performance global
dos SSGNR.
Assim, e à semelhança do ocorrido em anos anteriores, os constrangimentos no recrutamento de mais
pessoal com competências e qualificações em áreas muito específicas e técnicas e, de uma forma geral, a
dificuldade na contratação de novos trabalhadores, quer de militares, quer de civis, influenciaram a
performance destes Serviços Sociais, tendo ficado postos de trabalho por preencher em relação ao que
estava planeado no Mapa de Pessoal de 2018, que previa 221 trabalhadores, sendo que, à data de balanço
deste relatório (31 de dezembro) contavam-se apenas 126 trabalhadores + 3 avençados, ou seja, com
apenas 57% das necessidades reais, sendo que a inexistência dos restantes 43% é verdadeiramente crítica
para que estes SSGNR possam ser ainda mais eficazes no seu desígnio último de
servir e ajudar
os seus
Beneficiários.
A necessidade de adequar o normativo legal em vigor às novas filosofias legislativas e organizacionais não
tem sido um processo fácil e célere, ainda assim, fruto das dinâmicas existentes e das necessidades cada
vez mais prementes dos Beneficiários, reforça-se a imperatividade de estes SSGNR caminharem no sentido
de verem a breve trecho a aprovação de um novo Estatuto que lhes permita uma maior capacitação na
prossecução da sua Missão, respondendo com adequabilidade aos anseios e expetativas daqueles que
procuram toda a sua enorme capacidade de disponibilizar um conjunto de serviços complementares a todos
o Beneficiários e respetivas famílias.
3.4
APRECIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RESULTADOS ALCANÇADOS
Face ao exposto, considerando que os três parâmetros de avaliação que foram superados e tendo presente
o índice de produtividade, as taxas de utilização de recursos humanos e financeiros e o índice de
rentabilidade alcançados, a expressão qualitativa da avaliação dos Serviços Sociais situa-se, de acordo com
a Lei nº 66-B/2007, de 28 de dezembro, no nível de
desempenho BOM
.
AVALIAÇÃO FINAL DO SERVIÇO
Bom
Satisfatório
Insuficiente
115%
Tabela 33
–
Avaliação final do Serviço