Previous Page  69 / 250 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 69 / 250 Next Page
Page Background

Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2018

Página

67

3.3

FATORES CONDICIONANTES

Após a análise efetuada aos resultados alcançados e aos desvios verificados, tendo em conta os objetivos

expressos no QUAR 2018, consta-se que houve algumas pequenas condicionantes à performance global

dos SSGNR.

Assim, e à semelhança do ocorrido em anos anteriores, os constrangimentos no recrutamento de mais

pessoal com competências e qualificações em áreas muito específicas e técnicas e, de uma forma geral, a

dificuldade na contratação de novos trabalhadores, quer de militares, quer de civis, influenciaram a

performance destes Serviços Sociais, tendo ficado postos de trabalho por preencher em relação ao que

estava planeado no Mapa de Pessoal de 2018, que previa 221 trabalhadores, sendo que, à data de balanço

deste relatório (31 de dezembro) contavam-se apenas 126 trabalhadores + 3 avençados, ou seja, com

apenas 57% das necessidades reais, sendo que a inexistência dos restantes 43% é verdadeiramente crítica

para que estes SSGNR possam ser ainda mais eficazes no seu desígnio último de

servir e ajudar

os seus

Beneficiários.

A necessidade de adequar o normativo legal em vigor às novas filosofias legislativas e organizacionais não

tem sido um processo fácil e célere, ainda assim, fruto das dinâmicas existentes e das necessidades cada

vez mais prementes dos Beneficiários, reforça-se a imperatividade de estes SSGNR caminharem no sentido

de verem a breve trecho a aprovação de um novo Estatuto que lhes permita uma maior capacitação na

prossecução da sua Missão, respondendo com adequabilidade aos anseios e expetativas daqueles que

procuram toda a sua enorme capacidade de disponibilizar um conjunto de serviços complementares a todos

o Beneficiários e respetivas famílias.

3.4

APRECIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RESULTADOS ALCANÇADOS

Face ao exposto, considerando que os três parâmetros de avaliação que foram superados e tendo presente

o índice de produtividade, as taxas de utilização de recursos humanos e financeiros e o índice de

rentabilidade alcançados, a expressão qualitativa da avaliação dos Serviços Sociais situa-se, de acordo com

a Lei nº 66-B/2007, de 28 de dezembro, no nível de

desempenho BOM

.

AVALIAÇÃO FINAL DO SERVIÇO

Bom

Satisfatório

Insuficiente

115%

Tabela 33

Avaliação final do Serviço