Table of Contents Table of Contents
Previous Page  12 / 158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 12 / 158 Next Page
Page Background

Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades de 2012

Página

11

II – AUTOAVALIAÇÃO

A Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, que estabelece o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação na

Administração Pública, introduziu algumas inovações relativamente ao sistema anterior, nomeadamente com a

criação de um regime de avaliação dos serviços –

SIADAP 1

. A avaliação de desempenho assenta, desde

então, num instrumento de apoio à gestão designado de

“Quadro de Avaliação e Responsabilização”

– QUAR.

Procurar-se-á, neste capítulo, dar cumprimento a esta determinação, analisando-se o desempenho dos Serviços

Sociais durante 2012, comparando os objetivos previstos face às metas alcançadas e, procedendo-se,

naturalmente à autoavaliação, meta final deste novo modelo de avaliação.

Em complemento, integra-se uma análise ao questionário dirigido aos militares e civis dos SSGNR, seus

colaboradores, que teve como intuito principal aferir o grau de satisfação dos mesmos em relação a vários

aspetos que envolvem os Serviços Sociais, por forma a constatar os pontos a melhorar em razão da

determinação de processos de ajustamentos e melhoria.

1.

A

NÁLISE DE

R

ESULTADOS

A

LCANÇADOS E OS

D

ESVIOS

V

ERIFICADOS DE

A

CORDO COM O

QUAR

1.1.

Apresentação do QUAR 2012 – Avaliação Global do Grau de Cumprimento dos Objetivos

O QUAR situa a razão da existência dos serviços (missão), os propósitos de ação (objetivos estratégicos), a

aferição do seu cumprimento e a explicitação dos desvios apurados.

Ali se identificando e fixando, de forma quantificada e calendarizada, os objetivos definidos e as atividades

desenvolvidas no interior da organização, aspetos que uma vez organizados permitem medir o seu desempenho,

o qual deve ser comparado e reportado externamente, traduzindo-se desta forma o rigor e a transparência na

gestão e, consequentemente, a avaliação dos serviços públicos que este novo instrumento de apoio à gestão

veio impor.

O QUAR de 2012 dos SSGNR foi aprovado em 17 de abril de 2012 por Sua Excelência O Senhor Secretário

Adjunto do Ministro da Administração Interna, após a validação e parecer favorável da Direção Geral da

Administração Interna nos termos do artigo 13.º da Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro.

1.1.1. Identificação dos Objetivos Estratégicos e Operacionais

Nesta nova lógica de abordagem conceptual da gestão pública e para o médio prazo, os SSGNR definiram

3

Objetivos Estratégicos (OE)

que, por sua vez, enquadram a formulação dos objetivos operacionais vertidos no

QUAR: