
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2017
Página
122
Obter informação relativamente à quantidade de beneficiários existentes na Zona de Ação de cada Comando, bemcomo os meios e formas
de auxílio e apoio que já se encontram implementados junto desta população
Obter conhecimento dos casos que se encontrememsituação de carência/auxílio/apoio, inclusive os casos suscetíveis de chegar a essa condição
Avaliar social e financeiramente os casos e prestar auxílio/apoio no que concerne às necessidades avaliadas;
Proporcionar o encaminhamento para outras entidades, como por exemplo, Santa Casa da Misericórdia, Juntas de Freguesia, IPSS’s, etc…
Estabelecer protocolos de parceria que se afiguremuteis e necessários nas suas áreas de residência
Confirmar a respetiva secção da condição de beneficiário
Prestar apoio e encaminhamento ao beneficiário consoante as suas necessidades
Analisar, verificar, propor e elaborar pareceres para atribuição de empréstimos extraordinários
Elaborar normas para a atribuição de empréstimos extraordinários
Propor medidas conducentes à melhoria do apoio social
Rececionar e estudar e analisar os casos concretos no âmbito de apoio social
Atender e esclarecer os beneficiários (presencial/email/telefone)
Estudar e analisar os casos concretos no âmbito de apoio social
Apresentar propostas de formação
Efetuar visitas técnicas domiciliárias, acompanhamento dos beneficiários que necessitamde atendimento personalizado
Articular como setor das Prestações Pecuniárias, tais como, receção e encaminhamento de casos detetados e informação do subsídio atribuído
Apresentar sugestões para adequação dos critérios de avaliação
Manter e atualizar o suporte informático de gestão de processos e de marcação de entrevistas.
Monitorizar e avaliar os programas sociais
Identificar crianças-órfãos emsituação de fragilidade
Realizar reuniões internas para o desenvolvimento dos Programas Sociais
Realizar reuniões externas comentidades que participaremno programa
Definir as ações a realizar para a concretização dos Programas Sociais
Propor melhorias ao nível da informática para aumentar a eficiência dos Programas Sociais
Divulgar aos beneficiários os Programas Sociais existentes (email, informação mensal, boletimde informação,...)
Gestão administrativa dos programas
FICHA DE AVALIAÇÃO
CÓDIGO
OBJETIVO
ESTRATÉGICO
Potenciar a qualidade do serviço prestado
1
CALENDARIZAÇÃO
Início
Janeiro de 2017
Fim
Dezembro de 2017
PROJETO/
ATIVIDADE
Plano de ação social
1.1.2
Objetivos Previstos
Objetivos Alcançados
Foramefetuados relatórios de avaliação social em todos os pedidos de empréstimo extraordinário e de habitação social de emergência. Foi
efetuado o seguimento das famílias mais carenciadas, tendo sido desenvolvidos dois programas (cabaz de natal e habitação social de
emergência). Foramefetuadas sessões de esclarecimento aos beneficiários (das quais se ressalta a efetuada emconjunto coma DECO no
Centro de Formação de Portalegre da Escola da Guarda).
Serviço
Responsável
Repartição De Prestações Sociais
Pessoa Responsável
JoaquimLeandro Nobre Grenho, Tenente-Coronel Inf.ª
Realização
Início
Janeiro de 2017
Fim
Dezembro de 2017
Grau de Realização
Material
Não
superado
Atingido
X
Superado
Afetação de Recursos
Humanos
1 Sargento-Ajudante - afetação a 100%; 2 Técnicos superiores -
afetação 100%; 1 assistente técnica - afetação 100%
Menor
Prevista
X
Maior
Justificação dos Desvios
Observações
Não contempla despesas compessoal, estando as mesmas registadas na ficha de avaliação comnúmero (3.1.1).
Afetação de Recursos
Financeiros
Despesa - 75.000,00€
Despesa - 19,1% da previsão