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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2017

Página

196

Conclusão do Inquérito:

A importância da avaliação da satisfação dos trabalhadores prende-se com a necessidade premente de se

poder aferir das necessidades, sentimentos, angustias, expetativas e vontades dos trabalhadores. Esta

aferição permite aos dirigentes, em especial aos de topo, melhor compreender o estado real da

Organização, ajudando-os na definição das melhores políticas de gestão tendentes a minimizar problemas

existentes e a desencadearem as melhores opções de gestão em prol do aumento da eficiência e eficácia

organizacional.

Do total de trabalhadores que responderam ao inquérito, o índice de satisfação medido através da questão

Gosto de estar nos SSGNR

” situou

-se nos 4,48, tendo-se superado o objetivo definido no Quadro de

Avaliação e Responsabilização (QUAR) para o ano de 2017 e cuja meta se enquadrava dentro de um

intervalo de 4,2 a 4,4 numa escala medida de 0 a 5. No âmbito deste inquérito, os resultados obtidos foram

francamente positivos, verificando-se uma certa homogeneidade de respostas nos diferentes temas

abordados.

No que respeita à missão da nossa Organização, os trabalhadores, de forma unânime, responderam

concordar e/ou concordar totalmente com o facto dos SSGNR serem uma instituição com um papel

relevante para com os seus clientes

os Beneficiários.

Neste contexto, verifica-se que uma parte muito significativa dos trabalhadores (63,24%) considera que a

sua Instituição é credora de uma imagem institucional positiva, assim como também se verificou que uma

grande parte dos trabalhadores, quase 70% (67,65%) responderam achar que a direção aceita sugestões

de melhoria e incentiva a participação dos trabalhadores nos processos de tomada de decisão.

Verificou-se, contudo, que houve um número significativo de respostas que, por discordância ou não

pronunciamento de qualquer opinião, nos leva a reforçar a intenção destes SSGNR deverem promover

ações comunicacionais aos trabalhadores, razão pela qual, se encontra inscrito no Plano Estratégico da

nossa organização, um conjunto de ações que visam precisamente o alavancar de uma maior e mais clara

transmissão dos objetivos que se pretendem dos trabalhadores. Acreditamos que todos os mecanismos

comunicacionais existentes nos SSGNR serão críticos para o dirimir de possíveis zonas de conflitualidade e,

consequentemente, de promoverem um melhor clima organizacional.

Conscientes de que o tipo de trabalho nos SSGNR é exigente, e de resto corroborado por parte significativa

dos respondentes, entendemos que se deverá promover e desencadear todo um conjunto de iniciativas

e/ou ações que possam recompensar ou reconhecer tal nível de exigência profissional. É também por esta

razão que no PE 2018-2020 se encontram espelhadas algumas ações que visam precisamente dar resposta

adequada a esta situação.

Uma outra conclusão que nos merece especial atenção, foi o facto de que, alguns dos respondentes, num

total superior a 20% se terem manifestado, discordando ou não emitindo opinião, relativamente à sua

capacidade para, em momento de trabalho, se conseguirem concentrarem nas suas atividades. Também a