
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2017
Página
196
Conclusão do Inquérito:
A importância da avaliação da satisfação dos trabalhadores prende-se com a necessidade premente de se
poder aferir das necessidades, sentimentos, angustias, expetativas e vontades dos trabalhadores. Esta
aferição permite aos dirigentes, em especial aos de topo, melhor compreender o estado real da
Organização, ajudando-os na definição das melhores políticas de gestão tendentes a minimizar problemas
existentes e a desencadearem as melhores opções de gestão em prol do aumento da eficiência e eficácia
organizacional.
Do total de trabalhadores que responderam ao inquérito, o índice de satisfação medido através da questão
“
Gosto de estar nos SSGNR
” situou
-se nos 4,48, tendo-se superado o objetivo definido no Quadro de
Avaliação e Responsabilização (QUAR) para o ano de 2017 e cuja meta se enquadrava dentro de um
intervalo de 4,2 a 4,4 numa escala medida de 0 a 5. No âmbito deste inquérito, os resultados obtidos foram
francamente positivos, verificando-se uma certa homogeneidade de respostas nos diferentes temas
abordados.
No que respeita à missão da nossa Organização, os trabalhadores, de forma unânime, responderam
concordar e/ou concordar totalmente com o facto dos SSGNR serem uma instituição com um papel
relevante para com os seus clientes
–
os Beneficiários.
Neste contexto, verifica-se que uma parte muito significativa dos trabalhadores (63,24%) considera que a
sua Instituição é credora de uma imagem institucional positiva, assim como também se verificou que uma
grande parte dos trabalhadores, quase 70% (67,65%) responderam achar que a direção aceita sugestões
de melhoria e incentiva a participação dos trabalhadores nos processos de tomada de decisão.
Verificou-se, contudo, que houve um número significativo de respostas que, por discordância ou não
pronunciamento de qualquer opinião, nos leva a reforçar a intenção destes SSGNR deverem promover
ações comunicacionais aos trabalhadores, razão pela qual, se encontra inscrito no Plano Estratégico da
nossa organização, um conjunto de ações que visam precisamente o alavancar de uma maior e mais clara
transmissão dos objetivos que se pretendem dos trabalhadores. Acreditamos que todos os mecanismos
comunicacionais existentes nos SSGNR serão críticos para o dirimir de possíveis zonas de conflitualidade e,
consequentemente, de promoverem um melhor clima organizacional.
Conscientes de que o tipo de trabalho nos SSGNR é exigente, e de resto corroborado por parte significativa
dos respondentes, entendemos que se deverá promover e desencadear todo um conjunto de iniciativas
e/ou ações que possam recompensar ou reconhecer tal nível de exigência profissional. É também por esta
razão que no PE 2018-2020 se encontram espelhadas algumas ações que visam precisamente dar resposta
adequada a esta situação.
Uma outra conclusão que nos merece especial atenção, foi o facto de que, alguns dos respondentes, num
total superior a 20% se terem manifestado, discordando ou não emitindo opinião, relativamente à sua
capacidade para, em momento de trabalho, se conseguirem concentrarem nas suas atividades. Também a