
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2017
Página
52
Qualidade
–
Ponderação 40%
Objetivo 6
–
Ponderação 50%
Atingido
Indicador 8
–
Ponderação 100%
Atingido
3
Objetivo 7
–
Ponderação 50%
Superado
Indicador 9
–
Ponderação 100%
Superado
5
Tabela 29
–
Pontuação a atribuir aos parâmetros do QUAR 2017
Nesta conformidade, segue-se a classificação para os diversos grupos de parâmetros:
Eficácia
= (3 x 100%) + (3 x 100%) + (5 x 60% + 5 x 40%) = (3,0 x 30%) + (3,0 x 30%) + (5,0 x 40%)
= 0,9 + 0,9 + 2,0 =
3,8
Eficiência
= (5 x 50% + 5 x 50%) + (1 x 100%) = (5,0 x 80%) + (1,0 x 20%) = 4,0 + 0,2 =
4,2
Qualidade
= (3 x 100%) + (5 x 100%) = (3,0 x 40%) + (5,0 x 40%) =
3,2
Sendo que a avaliação global, resulta da seguinte fórmula:
3,8 x 30% + 4,2 x 30% + 3,2 x 40% =
3,68
A avaliação global obtém o resultado de
3,68
numa escala de 1 a 5, um resultado positivo apesar da
diminuição de 0,42 relativamente ao ano anterior.
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
4,28
3,92
4,8
4,64
4,46
4,85
4,1
3,68
0,30
-0,36
0,88
-0,16
-0,18
0,39
-0,75
-0,42
Tabela 30 - Avaliação global
3.3
FATORES CONDICIONANTES
Após a análise efetuada aos resultados alcançados e aos desvios verificados, tendo em conta os objetivos
expressos no QUAR 2017, houve condicionantes à performance dos SSGNR. À semelhança de anos
anteriores, os constrangimentos no recrutamento de Recursos Humanos com competências e qualificações
em áreas específicas e técnicas e a dificuldade na contratação de novos trabalhadores, quer militares, quer
civis,
influenciaram a performance do Serviço
, tendo ficado postos de trabalho por preencher em
relação ao que estava planeado no Mapa de Pessoal de 2017. A necessidade de adequar o normativo legal
em vigor às novas filosofias legislativas e organizacionais não tem sido um processo fácil e célere. A
aprovação de um novo Estatuto permitiria uma maior capacitação dos SSGNR na prossecução da sua
missão, na adequação da Lei-Quadro dos Institutos Públicos, bem como na disponibilização de serviços
complementares a todos o Beneficiários e respetivas famílias.
3.4
APRECIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS RESULTADOS ALCANÇADOS
Face ao exposto, considerando que os três parâmetros de avaliação que foram superados e tendo presente
o índice de produtividade, as taxas de utilização de recursos humanos e financeiros e o índice de
rentabilidade alcançados, a expressão qualitativa da avaliação dos Serviços Sociais situa-se, de acordo com
o ponto 1 do artigo 18º da Lei nº 66-B/2007, de 28 de dezembro, no nível de
desempenho BOM
.