Previous Page  72 / 250 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 72 / 250 Next Page
Page Background

Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2018

Página

70

5.

AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLO INTERNO

5.1 AMBIENTE DE CONTROLO

5.1.1 VALORIZAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E DE CONDUTA

O Código de Ética e Conduta dos SSGNR identifica e agrega os valores e princípios éticos subjacentes a

toda a atividade desenvolvida pelos militares e trabalhadores civis dos Serviços Sociais, em ordem ao

cumprimento da Missão, pelo que, estes Serviços Sociais, obrigam-se aos mais elevados padrões de rigor,

disciplina, transparência e escrutínio, em todos os domínios da sua atuação, sempre e em prol da

concretização dos interesses e expectativas dos seus Beneficiários.

Ademais, considerando que este organismo é parte integrante da Administração Central do Estado, na

categoria de “Fundo e Serviço Autónomo”,

e com a particularidade das suas receitas decorrerem,

exclusivamente, das quotizações dos Beneficiários e dos serviços que lhes são prestados, acresce-lhe o

dever e responsabilidade de proceder a uma permanente e constante

prestação de contas

(accountability),

assente na responsabilidade dos atos praticados, e, naturalmente, de transparência da sua gestão, que

não se esgota na dimensão legal das relações com a Tutela, mas que tem de ter expressão junto dos seus

Beneficiários, mas também para com a GNR, e as demais partes interessadas.

Os Serviços Sociais e os seus trabalhadores -

militares e civis -

, para além do absoluto respeito pelo

cumprimento da lei, assumem especiais deveres de responsabilidade, lealdade, integridade e genuína

adesão aos valores e princípios éticos inscritos no Código, adotando-os como matriz comportamental, em

todas as dimensões da atividade e relacionamento institucional dos Serviços Sociais.

O Código de Ética e Conduta dos SSGNR, ao dar expressão normativa aos princípios e valores que devem

nortear as decisões, comportamentos e atitudes, valoriza a cultura institucional e promove a

responsabilidade e confiança, tanto nas relações pessoais e profissionais ao nível interno, como nas

relações que se estabelecem com os Beneficiários e todas as outras pessoas e entidades que interagem

com os Serviços Sociais.

Os trabalhadores através da sua expressa adesão aos mais salutares

padrões de conduta ético-moral, fortalecem as suas capacidades para

melhor superarem os desafios que, a todo o tempo, são colocados a

este organismo pelos i

mperativos de uma missão assente nas “

Razões

de Servir e Ajudar

” aqueles que mais precisam.