
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades 2018
Página
69
4.3
GESTÃO INTERNA
Este programa com o objetivo de prestar apoio técnico, administrativo e logístico, nas áreas dos recursos
humanos, gestão patrimonial, gestão orçamental e financeira, a todos os órgãos dos SSGNR, consagra 12
atividades, consideradas como essenciais para as ações necessárias à gestão interna dos Serviços Sociais,
envolvendo ações que, por não se enquadrarem especificamente numa única área, traduzem a gestão
corrente de todo o serviço, viabilizando a execução de todos os objetivos delineados.
Assim, e no âmbito deste programa, verificou-se a integração do pessoal que se encontrava em situação
de “precaridade” no Mapa de Pessoal desta casa,
bem como do pessoal em regime de avença, este último
na área de apoio jurídico e informático.
De relevar que estes trabalhadores já desempenhavam funções nos SSGNR, na qualidade de prestadores
de serviços em modalidade de avença, pelo que não representam verdadeiramente um acréscimo líquido
de recursos humanos, tendo havido apenas um reconhecimento de vínculo jurídico laboral a um conjunto
de pessoas que já faziam parte da equipa de trabalho destes Serviços Sociais.
Para colmatar a diminuição de pessoal militar, os SSGNR têm vindo a contratar pessoal civil, que representa,
atualmente, cerca de 50% do mapa de pessoal, uma circunstância que deverá ser sempre atendida no que
respeita à importância de garantir de uma proporção adequada/equilibrada com o seu efetivo militar.
Também a aposta na qualidade destes efetivos, quer militares, quer civis, deverá, a todo o tempo, ser
devidamente considerada, exigindo processos de seleção e recrutamento rigorosos, bem como formação
adequada, apostando-se assim em elevados níveis e padrões de qualificação científica, técnica e humana.
Relativamente aos recursos financeiros e para fazer face a todas as atividades destes Serviços Sociais,
tendo em conta o cumprimento das regrais orçamentais, em especial, a lei dos compromissos e dos
pagamentos em atraso, foi possível efetuar as atividades planeadas nos subprogramas de gestão interna,
gestão de marca e identidade, bem como, nos de gestão de sistemas e tecnologias de informação.
Em termos de recursos materiais, foram adquiridos, à semelhança do ocorrido no ano anterior,
equipamentos para diversas infraestruturas turísticas, gestão de infraestruturas tecnológicas, por forma a
dar continuidade a um processo constante de melhoria das condições proporcionadas aos nossos
Beneficiários.