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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2018

Página

69

4.3

GESTÃO INTERNA

Este programa com o objetivo de prestar apoio técnico, administrativo e logístico, nas áreas dos recursos

humanos, gestão patrimonial, gestão orçamental e financeira, a todos os órgãos dos SSGNR, consagra 12

atividades, consideradas como essenciais para as ações necessárias à gestão interna dos Serviços Sociais,

envolvendo ações que, por não se enquadrarem especificamente numa única área, traduzem a gestão

corrente de todo o serviço, viabilizando a execução de todos os objetivos delineados.

Assim, e no âmbito deste programa, verificou-se a integração do pessoal que se encontrava em situação

de “precaridade” no Mapa de Pessoal desta casa,

bem como do pessoal em regime de avença, este último

na área de apoio jurídico e informático.

De relevar que estes trabalhadores já desempenhavam funções nos SSGNR, na qualidade de prestadores

de serviços em modalidade de avença, pelo que não representam verdadeiramente um acréscimo líquido

de recursos humanos, tendo havido apenas um reconhecimento de vínculo jurídico laboral a um conjunto

de pessoas que já faziam parte da equipa de trabalho destes Serviços Sociais.

Para colmatar a diminuição de pessoal militar, os SSGNR têm vindo a contratar pessoal civil, que representa,

atualmente, cerca de 50% do mapa de pessoal, uma circunstância que deverá ser sempre atendida no que

respeita à importância de garantir de uma proporção adequada/equilibrada com o seu efetivo militar.

Também a aposta na qualidade destes efetivos, quer militares, quer civis, deverá, a todo o tempo, ser

devidamente considerada, exigindo processos de seleção e recrutamento rigorosos, bem como formação

adequada, apostando-se assim em elevados níveis e padrões de qualificação científica, técnica e humana.

Relativamente aos recursos financeiros e para fazer face a todas as atividades destes Serviços Sociais,

tendo em conta o cumprimento das regrais orçamentais, em especial, a lei dos compromissos e dos

pagamentos em atraso, foi possível efetuar as atividades planeadas nos subprogramas de gestão interna,

gestão de marca e identidade, bem como, nos de gestão de sistemas e tecnologias de informação.

Em termos de recursos materiais, foram adquiridos, à semelhança do ocorrido no ano anterior,

equipamentos para diversas infraestruturas turísticas, gestão de infraestruturas tecnológicas, por forma a

dar continuidade a um processo constante de melhoria das condições proporcionadas aos nossos

Beneficiários.