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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2018

Página

89

A ação social complementar é da responsabilidade:

Dos Serviços Sociais da Administração Pública (SSAP) no que concerne à generalidade dos

trabalhadores da Administração direta e indireta do Estado

Decreto-Lei n.º 205/2006, de 27 de outubro

;

Dos Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana (SSGNR) no que diz respeito aos militares

e civis pertencentes ao mapa de pessoal da GNR

Decreto-Lei n.º 262/99, de 8 de julho

;

Dos Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública (SSPSP) no que se refere aos polícias e

restantes trabalhadores inseridos no mapa de pessoal da PSP

Decreto-Lei n.º 42794, de 31 de dezembro de 1959

;

Do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) relativamente aos militares das forças

armadas e trabalhadores pertencentes ao mapa de pessoal das Forças Armadas

Decreto-Lei n.º 284/95, de 30 de outubro

.

Apesar de quase todos os Serviços Sociais terem elaborado novas leis orgânicas nos anos 90 e 2000 [à

exceção dos SSPSP que ainda se regem por um diploma dos anos 50], as mesmas encontram-se

desajustados das realidades sociais comparativamente com a evolução operada no âmbito da ação social

complementar plasmada no Decreto-Lei n.º 122/2007, de 27 de abril.

Apesar do expresso anteriormente sobre o financiamento é importante referir que na realidade umas

instituições são financiadas por dotações do Orçamento de Estado e outras apenas por receitas próprias.

Os SSGNR e os SSPSP enquadram-se nesta última categoria, uma vez que não recebem qualquer dotação

do Orçamento do Estado, ao contrário dos SSAP e do IASFA, que recebem dotações oriundas do Orçamento

de Estado. Assim,

o orçamento dos SSGNR e dos SSPSP baseia-se exclusivamente nas suas

receitas próprias

, onde as quotizações são pagas, obrigatoriamente, pelos respetivos Beneficiários, como

se encontra legalmente definido.

Este é um ponto fundamental, implicando dificuldades adicionais quando se pretende comparar orçamentos

cuja proveniência é de natureza distinta. Contudo, considerando os dados disponibilizados publicamente

pelas instituições supracitadas nos seus relatórios de atividades, e tendo como referência o ano 2015 e

2016 (os dados de 2017, conforme atrás referido, ainda não se encontram publicados, à exceção dos

SSGNR), é possível proceder à seguinte sistematização:

SSAP (2016)

IASFA (2016)

SSGNR (2017)

SSPSP (2015)

N.º de Beneficiários (titulares e familiares)

600.000

119.177

119.862

75.330

Orçamento

13.084.427

54.942.34

5 €

18.500

.000 €

6.698.751 €

Rácio

21,80

461,00

154,34

88,93 €

Tabela 37

Rácio entre total de Beneficiários e orçamento previsto

Ano de 2017

6

6

Os dados apresentados pelos SSAP e SSPSP referem-se a 2015, na medida em que não se encontram publicados os documentos de gestão a partir do

ano de 2016.