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RAZÕES DE SERVIR E AJUDAR
I – Nota Introdutória
Em articulação com a avaliação dos serviços em sede de SIADAP 1,
o Relatório de Atividades é um imperativo elementar de gestão que,
juntamente com o Plano de Atividades, enquadra a atuação das
organizações – sendo um instrumento essencial do ciclo anual de
gestão de todos os serviços e organismos da Administração Pública –,
nele se procedendo ao relato do percurso efetuado ao longo do ano,
à justificação de desvios, à avaliação de resultados, e à estruturação
da informação relevante para a formulação estratégica – com
base em critérios objetivos de eficiência, eficácia, qualidade e
economicidade.
O novo ciclo estratégico, definido pelo Plano Estratégico dos
SSGNR para 2015-2017, teve o seu início no ano transato
e é decisivo, juntamente com o Código de Ética e Conduta e com o Plano de Prevenção de
Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, para a sedimentação da cultura interna, para
responsabilização de todos os colaboradores, transparência, prestação de contas, criação de
valor e ir ao encontro dos objetivos definidos, respondendo às necessidades dos Beneficiários.
Analisando o contexto interno e o Universo dos Beneficiários dos SSGNR, foi possível identificar fragilidades
que deram origem a processos de melhoria dos Serviços, adequando-os aos desafios com que a
proteção social cada vez mais se defronta.
Assim, sendo a proteção social o objetivo primário dos SSGNR têm-se envidado esforços no
sentido de responder à crescente exigência das necessidades dos beneficiários e assim ao
longo do ano puderam contar com múltiplas atividades como as ações desenvolvidas pelo
Gabinete de Apoio ao Beneficiário, através da análise e resolução de casos concretos e
onde foram verificados os mais diversos problemas de índole económica e social, o apoio
aos Beneficiários através da atribuição de subsídios e empréstimos e o incentivo cultural e
desportivo realizado através dos eventos temáticos e viagens turísticas, a preços reduzidos,
que proporcionaram momentos de lazer e descontração aos subscritores.
O incremento de uma comunicação cada vez mais próxima e disseminada pelos diferentes
meios disponíveis, onde se inclui as novas tecnologias da comunicação e os tradicionais meios
de correio, permitiu manter uma equidade informativa entre todos, alargando assim o âmbito do
conhecimento dos diversos serviços e atividades prestados ao longo do ano.
Os complexos e exigentes processos administrativos exigiram configurações cada vez mais dinâmicas, em
que a tecnicidade e o racionalismo foram manifestamente importantes para responder às exigências com
que os Serviços Sociais se confrontam no dia-a-dia. Tornou-se, portanto, premente que as valências e o
sentimento de bem-fazer, aliado à capacidade de inovar, comunicar e de trabalhar em equipa, de todos os
que colaboram com os SSGNR fossem permanentemente vocacionadas para os valores éticos do serviço
público e social, fazendo jus ao lema instituído de servir e ajudar.
A orientação estratégica, pretendeu essencialmente, garantir o grau de satisfação dos Beneficiários,
por via do estabelecimento de relações de confiança, proximidade, proteção ao mesmo tempo que
promoveu a prestação de serviços de excelência, fazendo face às contingências conjunturais, com vista
ao reconhecimento dos SSGNR como uma organização de confiança, diferenciadora e de excelência, que
contribui para a melhoria da qualidade de vida dos seus Beneficiários.
Dando continuidade a este novo paradigma organizacional, será possível afirmar que as linhas estruturantes
de orientação dos SSGNR – transversais a toda a organização e sustentadas pela sua missão e atribuições –
têm vindo a ser implementadas ao longo do último ano, através da definição e disseminação de objetivos