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RAZÕES DE SERVIR E AJUDAR

I – Nota Introdutória

Em articulação com a avaliação dos serviços em sede de SIADAP 1,

o Relatório de Atividades é um imperativo elementar de gestão que,

juntamente com o Plano de Atividades, enquadra a atuação das

organizações – sendo um instrumento essencial do ciclo anual de

gestão de todos os serviços e organismos da Administração Pública –,

nele se procedendo ao relato do percurso efetuado ao longo do ano,

à justificação de desvios, à avaliação de resultados, e à estruturação

da informação relevante para a formulação estratégica – com

base em critérios objetivos de eficiência, eficácia, qualidade e

economicidade.

O novo ciclo estratégico, definido pelo Plano Estratégico dos

SSGNR para 2015-2017, teve o seu início no ano transato

e é decisivo, juntamente com o Código de Ética e Conduta e com o Plano de Prevenção de

Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, para a sedimentação da cultura interna, para

responsabilização de todos os colaboradores, transparência, prestação de contas, criação de

valor e ir ao encontro dos objetivos definidos, respondendo às necessidades dos Beneficiários.

Analisando o contexto interno e o Universo dos Beneficiários dos SSGNR, foi possível identificar fragilidades

que deram origem a processos de melhoria dos Serviços, adequando-os aos desafios com que a

proteção social cada vez mais se defronta.

Assim, sendo a proteção social o objetivo primário dos SSGNR têm-se envidado esforços no

sentido de responder à crescente exigência das necessidades dos beneficiários e assim ao

longo do ano puderam contar com múltiplas atividades como as ações desenvolvidas pelo

Gabinete de Apoio ao Beneficiário, através da análise e resolução de casos concretos e

onde foram verificados os mais diversos problemas de índole económica e social, o apoio

aos Beneficiários através da atribuição de subsídios e empréstimos e o incentivo cultural e

desportivo realizado através dos eventos temáticos e viagens turísticas, a preços reduzidos,

que proporcionaram momentos de lazer e descontração aos subscritores.

O incremento de uma comunicação cada vez mais próxima e disseminada pelos diferentes

meios disponíveis, onde se inclui as novas tecnologias da comunicação e os tradicionais meios

de correio, permitiu manter uma equidade informativa entre todos, alargando assim o âmbito do

conhecimento dos diversos serviços e atividades prestados ao longo do ano.

Os complexos e exigentes processos administrativos exigiram configurações cada vez mais dinâmicas, em

que a tecnicidade e o racionalismo foram manifestamente importantes para responder às exigências com

que os Serviços Sociais se confrontam no dia-a-dia. Tornou-se, portanto, premente que as valências e o

sentimento de bem-fazer, aliado à capacidade de inovar, comunicar e de trabalhar em equipa, de todos os

que colaboram com os SSGNR fossem permanentemente vocacionadas para os valores éticos do serviço

público e social, fazendo jus ao lema instituído de servir e ajudar.

A orientação estratégica, pretendeu essencialmente, garantir o grau de satisfação dos Beneficiários,

por via do estabelecimento de relações de confiança, proximidade, proteção ao mesmo tempo que

promoveu a prestação de serviços de excelência, fazendo face às contingências conjunturais, com vista

ao reconhecimento dos SSGNR como uma organização de confiança, diferenciadora e de excelência, que

contribui para a melhoria da qualidade de vida dos seus Beneficiários.

Dando continuidade a este novo paradigma organizacional, será possível afirmar que as linhas estruturantes

de orientação dos SSGNR – transversais a toda a organização e sustentadas pela sua missão e atribuições –

têm vindo a ser implementadas ao longo do último ano, através da definição e disseminação de objetivos