Previous Page  63 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 63 / 68 Next Page
Page Background

Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Monitorização do

Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas – 29 de março de 2019

62

PARTE V – AVALIAÇÃO DAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO

1.

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS

Neste capítulo, importa proceder ao ponto de situação da implementação

das medidas preventivas, por unidade orgânica, no sentido de verificarmos

como é que as mesmas, evitam, diminuem ou eliminam os possíveis riscos

de corrupção e/ou infrações conexas, previstas no Plano de Prevenção de

Riscos de Corrupção e Infrações Conexas dos SSGNR e também, todas as

outras que, entretanto, foram identificadas nos respetivos relatórios e Plano

inicial.

Durante o ano de 2018, os SSGNR deram continuidade à sua política de

gestão assente no estrito rigor e cumprimento dos mecanismos de controlo

existentes, conseguindo dessa forma minimizar, limitar ou mesmo dirimir,

hipotéticos riscos associados, sendo que, consideramos que, no atual estado

de desenvolvimento dos nossos procedimentos encontramo-nos

suficientemente “escudados” pois estamos em crer que a grande maioria

das medidas de controlo estão implementadas.

Contudo, atendendo à realidade dinâmica e mutante dos processos

existentes nesta organização, e considerando também, a normal

rotatividades dos efetivos (militares e civis) do mapa de pessoal dos SSGNR,

o Conselho de Direção tem uma postura de permanente observação, de

forma a que, coordenado com as respetivas chefias intermédias, possa

adequar os melhores e mais eficientes mecanismos de controlo e

supervisão.

Assim, e numa lógica de gestão exemplar e das melhores práticas existentes

neste domínio, os SSGNR têm vindo, ao longo dos últimos anos, a envidar

esforços verdadeiramente acrescidos, no sentido de, a todo o tempo,

garantirem a continuidade dos processos de planeamento, controlo e

gestão, em especial sempre que se manifeste qualquer tipo de alteração

que consubstancie algum tipo de alteração na sua estrutura.

Na realidade, e de forma a poder responder o mais eficientemente possível

a essas eventuais alterações e/ou ajustamentos, estes Serviços Sociais têm

vindo a criar e, sobretudo, a desenvolver e enriquecer muitos dos seus

documentos estratégicos de gestão, mas também os de suporte, na medida

em que estes se constituem como referência basilar para uma melhor e mais

sã gestão dos procedimentos da casa, sempre em estrito alinhamento como

aquilo que consideramos ser o comportamento e a conduta profissional dos

trabalhadores perante os nossos clientes – os Beneficiários.

Não obstante os esforços elencados ao longos destes últimos anos, ainda

assim e numa lógica de melhoria contínua dos processos e procedimentos

existentes, continuam a existir uma série de importantes medidas que

deverão ser alvo de implementação, as quais, por sua vez, possam ajudar a