Previous Page  67 / 68 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 67 / 68 Next Page
Page Background

Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Monitorização do

Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas – 29 de março de 2019

66

Elaborar um relatório de análise da execução do PLANO, alertando,

designadamente, para eventuais atrasos na resposta e controlo que

possam comprometer a sua implementação.

Deste modo, o relatório anual de monitorização contempla, entre outros, os

seguintes elementos:

Um balanço sobre as medidas preventivas adotadas e sua

implementação;

Uma descrição dos riscos cujo impacto foi reduzido ou eliminado e

daqueles que se mantêm;

A identificação de novos riscos não inseridos no Plano inicial ou no

relatório anterior;

As ações conducentes à aplicação das Deliberações e

Recomendações do CPC que, eventualmente, possam vir a ser

difundidas.

3.

CONCLUSÃO

O Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas é, pois,

uma ferramenta de gestão dinâmica que deverá ser entendida como um

instrumento de reforço do Sistema de Controlo Interno dos SSGNR. Neste

sentido, deve o mesmo ser objeto de controlo e verificação, uma vez que

importa assegurar a aplicabilidade e a eficácia das normas e orientações

nele estabelecidas, realizado através da monitorização da implementação

das medidas de prevenção propostas/adotadas, com vista a melhorar as

áreas onde a ocorrência de riscos é mais provável.

Assim, e considerando que este é da responsabilidade do órgão de decisão,

neste caso, do seu Conselho de Direção, aplica-se, por inerência, a todos os

responsáveis das Repartições, Gabinetes, Secções e Serviços, bem como aos

gestores diretos dos recursos afetos à atividade que cada um desenvolve ao

nível setorial, bem como a todos os trabalhadores que laboram nestes

Serviços Sociais.

Neste contexto, e tal como demonstram as ações quotidianamente

desenvolvidas pelos SSGNR nas mais variadas temáticas referentes a

corrupção e a infrações conexas, existe uma preocupação contínua neste

âmbito, estabelecendo procedimentos, medidas e ações de forma a

incrementar a qualidade, integridade e fiabilidade nas atividades

desenvolvidas.