Relatório de Atividades de 2013
3.
Q
UESTIONÁRIO DE
S
ATISFAÇÃO PARA
T
RABALHADORES
Na sequência do desenvolvimento de ações que permitam a melhoria de desempenho dos Serviços Sociais
através da utilização de técnicas de gestão da qualidade e tendo em vista o cumprimento da alínea f) do nº 2 do
artigo 15º da Lei nº 66-B/2007 de 28 de dezembro, após o encerramento do ano de 2013 e já numa fase próxima
da conclusão do processo de avaliação de desempenho daquele ano, foi realizado um questionário à satisfação
dos colaboradores dos SSGNR.
O referido questionário foi disponibilizado na intranet dos Serviços Sociais, durante 23 dias, sendo as suas
respostas tratadas eletronicamente, através de processamento informático do respetivo formulário.
Para um universo de 94 trabalhadores a tempo inteiro, foram obtidas e validadas
61 respostas
, tendo a
taxa de
participação
sido de
64,9%,
superior ao ano anterior (54,4%). Não obstante alguns dos colaboradores
prestarem serviço em locais afastados da sede dos Serviços Sociais e poderem ter sentido algumas dificuldades
no acesso ao questionário, importa salientar que foi feito um esforço para envolver o maior número de
colaboradores neste processo.
O questionário apresenta, face ao ano anterior, ligeiras alterações/melhorias na sua estrutura, integrando 5
grupos de questões e uma questão de resposta aberta, articulando-se conforme apresentado em
anexo
ao
presente relatório e nas seguintes dimensões avaliadas:
1.
Satisfação global com a organização
2.
Satisfação global com a liderança do Conselho de Direção
3.
Satisfação com o funcionamento da estrutura organizativa
4.
Satisfação com as condições de trabalho
5.
Motivação
As respostas às questões foram pontuadas pelos inquiridos numa escala de 1 a 5 e com as seguintes opções de
resposta:
1 = Discordo totalmente
2 = Discordo
3 = Não concordo nem discordo
4 = Concordo
5 = Concordo plenamente
6 = Sem opinião