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Relatório de Atividades de 2013

Noções básicas de HST

9

63

TOTAL

35

1.340

Tabela 30 – Ações de Formação GNR/SSGNR

A situação relativa à formação dos trabalhadores dos Serviços Sociais mostrou-se, em 2013, satisfatória pelos

esforços desenvolvidos na prossecução de uma formação adequada, atual e proficiente em razão de uma

melhor qualificação dos militares e civis que exercem funções nos Serviços Sociais.

4.1.6.

Atividades e Procedimentos de Controlo Administrativo

4.1.6.1.

Regulamentação do diploma orgânico

Face à estrutura orgânica dos SSGNR, mantém-se o traçado original definido no diploma orgânico. Porém

existem fatores internos e externos aos SSGNR que obrigam à redefinição e reafectação de funções para que

estes serviços possam realizar as suas atribuições.

Com base nesta redefinição, o Conselho de Direção elaborou uma proposta de revisão do Estatuto em vigor,

definindo os SSGNR como Instituto Público, proposta que aguarda aprovação.

Uma nova lei orgânica e uma alteração ao Estatuto implica uma melhor clarificação do seu enquadramento no

Ministério da Administração Interna e sobretudo, uma maior capacidade de decisão por parte dos Serviços

Sociais.

4.1.6.2.

Sistema de Controlo Interno

Neste ponto, importa referir, que em 2013 os SSGNR elaboraram o Relatório de monitorização referente ao

Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, aprovado em março de 2010. Perante o

resultado das medidas que estavam plasmadas no Plano inicial, o relatório de monitorização teve como intuito

efetuar uma avaliação do grau de implementação das medidas preventivas enunciadas, introduzir novas

medidas de prevenção, propor ajustamentos e melhorias.

Numa avaliação global, considerou-se que as medidas preventivas previstas no Plano inicial estão adequadas,

contribuindo para evitar ou eliminar os riscos identificados pelos SSGNR. Algumas das medidas encontram-se já

implementadas ou em fase de implementação e outras por implementar, devendo ser assegurada a sua

continuidade sempre que existam alterações na estrutura dos SSGNR.

Em relação às medidas que não foram implementadas, os motivos não são exclusivos a uma unidade orgânica,

mas sim comuns a todas as Repartições, Secções e Serviços dos Serviços Sociais: como a escassez de

recursos humanos, a falta de formação profissional específica, áreas onde os procedimentos internos se