Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades de 2013
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beneficiários torna-se imperativo adequar medidas, serviços e produtos dirigidos às suas reais necessidades,
com recurso a metodologias inovadoras que garantem a satisfação dos mesmos e asseguram uma mais-valia
relativamente à oferta privada.
Desta forma em 2013 os SSGNR adotaram como boa prática o reforço da qualidade e rapidez de resposta de
forma a aumentar a satisfação dos beneficiários, ao mesmo tempo que pretende fidelizar os beneficiários
proporcionando-lhes cada vez mais serviços que possam realmente consubstanciar-se numa melhoria de vida
significativa.
Uma outra aposta consubstancia-se na necessidade de integração, automatização e desmaterialização de
processos por via da implementação de um sistema de informação “
Enterprise Resource Planning
” – ERP.
Embora já numa fase bastante avançada, no que se refere à analise e identificação das necessidades de
automatização dos processos internos, os SSGNR estão a encetar esforços para conseguir a integração dos
diversos sistemas de informação, o que permitirá uma visão holística, contribuindo para a obtenção de
informação em tempo útil para o cumprimento de compromissos, o que possibilitará uma maior poupança em
tempos de trabalho e, consequentemente, em recursos humanos.
A disponibilização de todos os serviços através da Internet é também um suporte à concretização das atividades
dos SSGNR, tendo como pressuposto essencial, o acompanhamento das inovações tecnológicas, permitindo
que os serviços cheguem aos destinatários de forma rápida, económica e transparente, promovendo
simultaneamente o conhecimento dos serviços pelos beneficiários.
4.1.3.
Comunicação e alinhamento entre a alta direção e dirigentes das unidades
orgânicas
Neste ponto, importa referir que sendo os Vogais do Conselho de Direção, por inerência de funções, chefes das
duas Repartições existentes nos Serviços Sociais, logo executivos, facilita a comunicação e o alinhamento entre
o Conselho de Direção e as respetivas unidades orgânicas dos SSGNR.
Os objetivos de caracter estratégico definidos pelo Conselho de Direção nos instrumentos de gestão são
devidamente comunicados aos dirigentes das unidades orgânicas, assim como as ações a empreender,
apelando assim à participação de todos os níveis hierárquicos. Desta forma, o Conselho de Direção, através dos
Chefes de Repartição, reúne com regularidade com os dirigentes intermédios e Chefes de Secção de forma a
tratar de assuntos e matérias específicas, facilitando o acompanhamento das inúmeras e diversificadas
atividades dos SSGNR.
Por outro lado, a disponibilização de informação processual na plataforma interna dos SSGNR, em articulação
com o novo sistema de informação, embora ainda em aperfeiçoamento, facilita todo o relacionamento