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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades de 2013

Página

55

encontram por ainda por definir ou atualizar e a ajustes das plataformas informáticas às necessidades e

especificidades do serviço.

Por outro lado, tal como referido no capítulo da autoavaliação, no seguimento do que tem vindo a ser feito nos

anos anteriores, durante o ano 2013 foram criados novos procedimentos internos.

Os SSGNR continuaram a empenhar-se para que sejam desenhados novos procedimentos internos nas

diversas áreas de atuação do serviço. Desta forma são criados padrões de conduta que preparam os

trabalhadores para a sua atuação. Através da definição de procedimentos a utilizar pretende-se garantir as

condições de cumprimento sistemático e uniforme das normas e dos objetivos definidos, com base em descrição

detalhada e clara das tarefas ou funções a desempenhar, acompanhada de instruções específicas e precisas

para o seu cumprimento. No entanto, obviamente, que as normas e procedimentos internos estão em

permanente mudança, devendo ser aperfeiçoados e revistos sempre que necessário.

Ao longo de 2013, foram criados novos procedimentos, desta vez, na área dos recursos humanos, contabilidade

e serviços farmacêuticos que foram inseridos no Manual de Procedimentos Internos dos SSGNR, criado em

2010.

Pretende-se, deste modo, que os procedimentos adotados pelos Serviços Sociais contribuam diretamente para a

melhoria e uniformização dos normativos criando normas de controlo e procedimentos internos que facilitem a

celeridade e transparência processual, a prevenção e deteção de fraudes e erros, a precisão e plenitude dos

registos contabilísticos, assim como um maior controlo sobre todos os atos administrativos dos Serviços Sociais.

4.1.6.3.

Organização Interna

O recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação tem permitido aos Serviços Sociais agilizar os seus

processos internos e garantir a sua transversalidade, solução que desde há alguns anos vem sendo utilizada

nomeadamente por intermédio de uma aplicação criada internamente pelos Serviços Sociais – a Intranet.

No entanto, devido às novas necessidades identificadas e às diversas solicitações das unidades orgânicas é

necessário uma atualização da informação contida na Intranet.

Assim, e em paralelo, os SSGNR após a aquisição do novo sistema de gestão concluíram que era necessário

proceder à contratação de um serviço que em conjunto com a equipa dos Serviços Sociais responsável por este

projeto, permita a melhor conjugação de esforço de forma a implementar e adaptar a aplicação às

especificidades do Serviço. A contratação deste serviço servirá como suporte na fase implementação do novo

sistema integrado de gestão, assim como na análise e identificação das necessidades de

reporting

, para que

todo o conjunto alargado de ferramentas que esta plataforma disponibiliza possam ser exponencialmente

otimizadas e rentabilizadas.