Relatório de Atividades de 2014
2.2.2
GESTÃO DE
INFRAESTRUTURAS
........................................................................................................49
2.2.3
GESTÃO
INTERNA
...............................................................................................................................49
3.
AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLO
INTERNO
.................................................................................51
3.1. AMBIENTE DE CONTROLO
...........................................................................................................................51
3.1.1.
VALORIZAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E DE CONDUTA
.........................................................................51
3.1.2.
INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRÁTICAS
...................................................................51
3.1.3.
COMUNICAÇÃO E ALINHAMENTO ENTRE A ALTA DIREÇÃO E DIRIGENTES DAS UNIDADES
ORGÂNICAS
......................................................................................................................................................52
3.1.4.
CONTROLO EXTERNO E CONSTITUIÇÃO DO ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO CONTROLO DA
LEGALIDADE
.....................................................................................................................................................53
3.1.5.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
.........................................................................................................53
3.1.5.1.
OBEDIÊNCIA AO DIPLOMA ORGÂNICO
...........................................................................................53
3.1.5.2.
DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES E DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
...................................54
3.1.5.3.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DOS COLABORADORES
(MILITARES E CIVIS)
........................................54
3.1.5.4.
POLÍTICA DE FORMAÇÃO
...............................................................................................................55
3.1.6.
ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS DE CONTROLO ADMINISTRATIVO
...................................................57
3.1.6.1.
SISTEMA DE CONTROLO
INTERNO
.................................................................................................57
3.1.6.2.
ORGANIZAÇÃO
INTERNA
...............................................................................................................57
3.1.7.
FIABILIDADE DOS SISTEMAS DE
INFORMAÇÃO
..................................................................................58
3.1.7.1.
INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES
INFORMÁTICAS E EXISTÊNCIA DE MECANISMOS QUE GARANTAM
A FIABILIDADE, OPORTUNIDADE E UTILIDADE DOS OUTPUTS DOS SISTEMAS
................................................58
3.1.7.2.
UTILIZAÇÃO DA
INFORMAÇÃO PRODUZIDA NOS PROCESSOS DE DECISÃO
.................................59
3.1.7.3.
REQUISITOS DE SEGURANÇA DE ACESSOS AOS SI, DOS COMPUTADORES DE REDE E NA TROCA
DE
INFORMAÇÃO
...............................................................................................................................................59
3.1.8.
PARTICIPAÇÃO
...................................................................................................................................59
3.1.8.1.
AUDIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA AVALIAÇÃO
..................................................................................59
3.1.9.
BENCHMARKING
.................................................................................................................................59
3.1.10.
DESENVOLVIMENTO DE MEDIDAS PARA UM REFORÇO POSITIVO DO DESEMPENHO
- MELHORIAS
63
4.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, PREVISTAS E NÃO PREVISTAS NO PLANO E RESULTADOS
ALCANÇADOS
...................................................................................................................................................64
4.1. PROTEÇÃO E AÇÃO SOCIAL
.......................................................................................................................64
4.2. MUTUALIDADE
............................................................................................................................................67
4.3. FOMENTO DO DESPORTO E RECREIO
.........................................................................................................70
4.3.1. COLÓNIAS DE FÉRIAS E BALNEARES
INFANTIS
.......................................................................................73
4.3.1.1. COLÓNIA DE FÉRIAS DA COSTA DE CAPARICA
.....................................................................................73
4.3.1.2. COLÓNIA BALNEAR
INFANTIL DE QUIAIOS
............................................................................................74
4.4. FOMENTO E APOIO À HABITAÇÃO
..............................................................................................................75