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Relatório de Atividades de 2014

I – NOTA INTRODUTÓRIA

O Relatório de Atividades sendo um elemento essencial do ciclo anual de gestão de todos os serviços e

organismos da Administração Pública, um pilar fundamental no enquadramento e controlo da sua atividade, sem

o qual não é possível, nas organizações modernas, garantir uma boa e eficiente gestão, constituindo-se como o

documento onde se demonstra qualitativa e quantitativamente os resultados alcançados, em articulação com a

avaliação dos serviços (SIADAP1).

O presente Relatório de Atividades constitui um importante documento de análise e de avaliação da execução

global do Plano de Atividades, sintetizando o percurso efetuado ao longo do ano, justificando os desvios,

avaliando os resultados e estruturando a informação relevante para a tomada de decisões estratégicas futuras.

O ano 2014 assumiu-se como decisivo para a concretização e consolidação da estratégia traçada para os

últimos três anos, terminando aqui o ciclo estratégico traçado no Plano Estratégico para o triénio 2012/2014.

Neste paradigma organizacional é possível referir, de uma forma geral, que as linhas estruturantes de orientação

dos SSGNR, transversais a toda a organização e sustentadas pela sua missão, foram concretizadas ao longo

deste triénio através da definição de objetivos estratégicos e operacionais, indicadores, metas e fontes de

verificação, devidamente delimitadas no tempo, e monitorizados, sendo o presente documento o términus do

referido ciclo estratégico.

Os SSGNR globalmente tinham como intuito principal reforçar a ação social junto dos beneficiários mais

carenciados, garantindo a sua satisfação, assim como potenciar, paralelamente, a qualidade do serviço prestado

aos beneficiários e aos stakeholders e melhorar a imagem e a visibilidade do serviço a nível interno e externo.

Tais objetivos só foram concretizados devido a uma gestão focada na obtenção de resultados, bem como

através do envolvimento e comprometimento de todos os colaboradores(as).

No entanto, os principais objetivos estratégicos traçados pelo Conselho de Direção, no âmbito do Plano

Estratégico 2012-2014, sofreram ajustes e alterações estratégicas, que permitiram responder às novas

necessidades da realidade envolvente, muito devido ao agravamento do contexto económico e social verificado

nos últimos anos. Foi imperioso que os SSGNR estivessem preparados para responderem às necessidades

individuais de cada beneficiário.

Nesse sentido, os SSGNR criaram e operacionalizaram o Gabinete de Apoio ao Beneficiário com o objetivo

fundamental de aperfeiçoar o apoio social prestado pelo serviço, mediante a análise de casos concretos,

propondo medidas adequadas para a resolução dos mais diversos problemas, nomeadamente de índole

económica e social, cumprindo assim os objetivos operacionais estabelecidos.

Ao longo destes três anos deu-se continuidade à implementação do sistema de informação Enterprise

Resource Planning (ERP) que permitiu uma normalização profunda dos procedimentos de controlo interno e

externo e uma melhor performance na resposta a dar às solicitações dos beneficiários e das entidades que

tutelam os SSGNR.