Relatório de Atividades de 2014
I – NOTA INTRODUTÓRIA
O Relatório de Atividades sendo um elemento essencial do ciclo anual de gestão de todos os serviços e
organismos da Administração Pública, um pilar fundamental no enquadramento e controlo da sua atividade, sem
o qual não é possível, nas organizações modernas, garantir uma boa e eficiente gestão, constituindo-se como o
documento onde se demonstra qualitativa e quantitativamente os resultados alcançados, em articulação com a
avaliação dos serviços (SIADAP1).
O presente Relatório de Atividades constitui um importante documento de análise e de avaliação da execução
global do Plano de Atividades, sintetizando o percurso efetuado ao longo do ano, justificando os desvios,
avaliando os resultados e estruturando a informação relevante para a tomada de decisões estratégicas futuras.
O ano 2014 assumiu-se como decisivo para a concretização e consolidação da estratégia traçada para os
últimos três anos, terminando aqui o ciclo estratégico traçado no Plano Estratégico para o triénio 2012/2014.
Neste paradigma organizacional é possível referir, de uma forma geral, que as linhas estruturantes de orientação
dos SSGNR, transversais a toda a organização e sustentadas pela sua missão, foram concretizadas ao longo
deste triénio através da definição de objetivos estratégicos e operacionais, indicadores, metas e fontes de
verificação, devidamente delimitadas no tempo, e monitorizados, sendo o presente documento o términus do
referido ciclo estratégico.
Os SSGNR globalmente tinham como intuito principal reforçar a ação social junto dos beneficiários mais
carenciados, garantindo a sua satisfação, assim como potenciar, paralelamente, a qualidade do serviço prestado
aos beneficiários e aos stakeholders e melhorar a imagem e a visibilidade do serviço a nível interno e externo.
Tais objetivos só foram concretizados devido a uma gestão focada na obtenção de resultados, bem como
através do envolvimento e comprometimento de todos os colaboradores(as).
No entanto, os principais objetivos estratégicos traçados pelo Conselho de Direção, no âmbito do Plano
Estratégico 2012-2014, sofreram ajustes e alterações estratégicas, que permitiram responder às novas
necessidades da realidade envolvente, muito devido ao agravamento do contexto económico e social verificado
nos últimos anos. Foi imperioso que os SSGNR estivessem preparados para responderem às necessidades
individuais de cada beneficiário.
Nesse sentido, os SSGNR criaram e operacionalizaram o Gabinete de Apoio ao Beneficiário com o objetivo
fundamental de aperfeiçoar o apoio social prestado pelo serviço, mediante a análise de casos concretos,
propondo medidas adequadas para a resolução dos mais diversos problemas, nomeadamente de índole
económica e social, cumprindo assim os objetivos operacionais estabelecidos.
Ao longo destes três anos deu-se continuidade à implementação do sistema de informação Enterprise
Resource Planning (ERP) que permitiu uma normalização profunda dos procedimentos de controlo interno e
externo e uma melhor performance na resposta a dar às solicitações dos beneficiários e das entidades que
tutelam os SSGNR.