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Servigos Sociais

da

Guarda Nacional Republicana

Em

termos

de

remunerageo mensal,

660/o

do

efetivo

apresentam

uma

remunerageo

iliquida superior

a

1.000€

e

10o/o

apresentam remunerag6o illquida mensal superior

a

2.000€;

O

ponto anterior

decorre essencialmente

do

n0mero

de

militares

da

carreira

da

GNR

que

exercem

fung6es nos

SSGNR,

por

forEa

da

sua antiguidade

de

seruigo

que

implica

em

termos remunerat6rios

maiores niveis de

vencimento;

A

m6dia

de

idades dos trabalhadores situa-se

em

nos

47,84

anos

(mais L,26 face

a

2015), facto

que deve ser considerado

bastante critico

na gestSo

dos

recursos humanos

a longo

prazo.

Pontos

Foftes:

-

A

formagSo em 2016 abrangeu

#,29o/o

dos trabalhadores;

-

Este ponto

tem

sido

essencial

para

compensar

a

baixa

tecnicidade destes

seruiEos

sendo

que

os

custos n6o chegam a

atingir

1olo

relativamente

is

despesas com pessoal;

-

Apenas ocorreram

dois

acidentes

em

seruigo,

o

que

demonstra

as

boas

polfticas

de

seguranga no

trabalho.

Como

foi

referido inicialmente, existe um d6fice de

pessoal

muito acentuado, tendo em conta

o

vasto

leque de serviqos desenvolvidos nos

SSGNR.

A estrat6gia que

se

tem

procurado desenvolver,

passa

pelo recrutamento de oficiais,

sargentos

e

t6cnicos

superiores, no sentido de aumentar

a formagSo

superior e

a

taxa

de tecnicidade que

ca

racterizam estes

seruigos.

Contudo

esta

estrat6gia

n6o

tem

sido

conseguida

de

forma

eficaz,

por

forga

dos

constrangimentos que

a

GNR

tem

sofrido em termos

de

pessoal,

nio

promovendo a

colocaESo

de

efetivos

nos

SSGNR,

e

decorrente

das politicas

de recrutamento

da AdministragSo

P[blica.

A

concretizag5o

do

referido

anteriormente

traria uma

realidade social

diferente aos

SSGNR,

donde

se

poderia prever

desde

j6

a

redugSo

da

idade m6dia,

o

aumento

das

habilitag6es

acad6micas e o

aumento

da tecnicidade.

A

nivel

interno, ser6 adotada uma estrat6gia

de

qualidade,

atrav€s

da

adogSo

do

modelo

europeu

de

excel€ncia

i

AdministragSo

Priblica,

nomeadamente

"Estrutura Comum

de

AvaliagSo".

Em

complemento

ser6

estabelecido

um

sistema

adequado

de

comunicagSo

entre

todos

os

trabalhadores, com

repercussSo na

atividade

dos

SSGNR

e consequentemente na satisfagSo das

necessidades

dos

BeneficiSrios.

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Relat6rio de

Atividades 2016