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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2018

Página

80

Com efeito, considerando-se os riscos como acontecimentos, situações ou circunstâncias suscetíveis de

gerar corrupção ou de infrações conexas, deverão, aqueles, serem permanentemente monitorizados, a fim

de os classificarmos quanto à probabilidade de ocorrência e/ou gravidade das suas (eventuais)

consequências, atribuindo-lhes um grau de risco associado.

Ora, os SSGNR atentos que estão em relação a esta realidade, têm em consideração tal escala de medição,

pelo que, em todos os seus planos desenvolvidos a partir de 2019, serão consideradas tais escalas, de

resto como em execução pelas mais credenciadas entidades do setor, nomeadamente o Tribunal de Contas,

pelo qual este organismo se norteia, aquando do desenvolvimento dos seus planos e relatórios de

monitorização.

A este propósito, refira-se o facto de, em termos de estrutura dos relatórios de monitorização, a direção

destes Serviços Sociais ter identificado a necessidade de se dar um novo impulso a este importante

instrumento de gestão (PGRCIC), o qual, a par com todos os outros já existentes, designadamente, o Plano

Estratégico dos SSGNR para o triénio 2018-2020, o Plano de Atividades e Orçamento, o Quadro de Avaliação

e Responsabilização (QUAR), o Mapa de Pessoal, o Relatório de Atividades e Contas, o Balanço Social, as

Demonstrações Financeiras, o Sistema de Controlo Interno, o Sistema de Informação, o Plano de Formação,

o SIADAP e toda a legislação e regulamentos existentes, refletirem a necessidade de reestruturação do

PGRCIC, entre outros aspetos, por forma a promover uma melhor integração com todos os demais

instrumentos de gestão.

Os novos planos adotados pelos SSGNR seguem, pois, uma estrutura que compreende, fundamentalmente,

5 capítulos, constituídos por um breve enquadramento, seguido da estrutura orgânica da instituição,

identificação de riscos de corrupção e infrações conexas, identificação de riscos, medidas preventivas e

execução e, finalmente, avaliação das medidas de prevenção. Por fim, todos os planos têm um Glossário,

constituído por três anexos, designadamente, um organograma dos SSGNR, a metodologia subjacente à

gestão e ao controlo do risco, e o plano de prevenção de riscos devidamente estabelecido por áreas

departamentais e/ou unidades orgânicas.