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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2018

Página

83

2.3 Qual a percentagem de

trabalhadores do serviço que

frequentaram pelo menos uma

ação de formação?

X

Na totalidade de todos os trabalhadores, independentemente da categoria, a

percentagem foi de 32%.

3

Atividades e procedimentos de controlo administrativo implementados no serviço

3.1 Existem manuais de

procedimentos internos?

X

Os procedimentos internos são elaborados pelas unidades orgânicas que lhe

dizem respeito, sendo que posteriormente são aprovados pelo Conselho

Direção e divulgados por todos os trabalhadores que necessitem dos mesmos

para proceder à sua atividade

3.2 A competência para

autorização da despesa está

claramente definida e

formalizada?

X

A competência para autorizar a despesa está delegada e subdelegada. Existem

perfis na aplicação financeira que diferencia o nível de autorização de despesa

3.3 É elaborado anualmente um

plano de compras?

X

Tendo em conta o Plano Estratégico dos SSGNR para 2018-2020 e as propostas

apresentadas pelos Beneficiários e pelos trabalhadores, é efetuado,

anualmente, um plano de necessidades, tendo em conta os recursos humanos,

logísticos e financeiros. As compras são definidas para satisfazer as

necessidades que permitam exercer a atividades dos SSGNR.

3.4 Está implementado um

sistema de rotação de funções

entre trabalhadores?

X

Mediante as competências dos trabalhadores e tendo em conta as necessidades

dos SSGNR, são estabelecidas novas funções aos trabalhadores, mesmo que

tal implique rotatividade daqueles efetivos.

3.5 As responsabilidades

funcionais pelas diferentes

tarefas, conferências e

controlos estão claramente

definidas e formalizadas?

X

As competências estão definidas no Estatuto dos SSGNR, bem como nas

delegações e subdelegações de competências aos diversos trabalhadores. Para

se cumprir a missão, cada trabalhador na sua área funcional determina as

tarefas, verificações e controlos respetivos. Em determinadas áreas, existem

perfis e passwords individuais, onde apenas o trabalhador a quem foi cometida

a responsabilidade terá acesso.

3.6 Há descrição dos fluxos

dos processos, centros de

responsabilidade por cada

etapa e dos padrões mínimos de

qualidade?

X

Cada procedimento interno existente tenta descrever os fluxos dos processos,

os centros de responsabilidade e atualização de forma a atingir a excelência

3.7 Os circuitos dos documentos

estão claramente definidos de

forma a evitar redundâncias?

X

Todos os documentos em formato físico de papel que dão entrada/saída nos

SSGNR passam pela SG, de forma a que possam ser devidamente numerados,

digitalizados e registados, sendo que, posteriormente são analisados pelo Vice-

Presidente no sentido de proceder ao seu despacho para as respetivas

unidades orgânicas. Posteriormente são rececionados pelos responsáveis e

atribuídos ao trabalhador que tratará do assunto. Quanto aos

emails,

os

mesmos são numerados com a indicação da unidade orgânica. Existem regras

de contato (tipo de letra, tamanho, forma de tratamento dos

Stakeholders

, ….)

3.8 Existe um plano de gestão

de riscos de corrupção e

infrações conexas?

X

Sim, de acordo com as instruções do Tribunal de Contas, remetidos ao MAI,

SEAMAI, CGGNR, CPC, IGG, IGAI, IGG, IGF e SGMAI.