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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades 2018

Página

79

integrado) e do controlo e registo dos processos individuais dos trabalhadores adstritos ao mapa de pessoal

destes SSGNR.

Também a divulgação dos referidos PPRCIC tem vindo a ser feita pela Direção dos SSGNR junto de todos

os trabalhadores, o mesmo sucedendo com todos os outros documentos conexos, designadamente, o

Código de Ética e Conduta dos Serviços Sociais da GNR

e a minuta de declaração sob compromisso de

honra. Ainda durante o ano de 2018, iniciou-se a preparação e redação de um novo PPRCIC, sendo que,

no âmbito da sua construção, os SSGNR envidaram esforços no sentido de o tornar mais objetivo e focado

nos seus propósitos, procurando seguir e integrar as melhores práticas, designadamente, as aconselhadas

pelo próprio CPC.

Em termos de formação, é de referir o facto de em setembro de 2018, dois elementos dos SSGNR terem

frequentado uma formação ministrada pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções

Públicas

INA, tendo em vista, por um lado, a aquisição de saberes e competências suscetíveis de

incorporação imediata no novo Plano e, por outro, promover “ações réplica” de divulgação, junto de todos

os trabalhadores, por forma a realçar, ainda mais, a necessidade de adesão a uma cultura de lealdade e

compromisso com as melhores práticas de gestão pública, assente num exigente quadro de valores e

princípios éticos e morais, a que todos os servidores do Estado se encontram deontologicamente

vinculados.

No que respeita às alterações metodológicas à monitorização da execução do PPRCIC, os Serviços Sociais,

apesar de não terem adotado alterações significativas nas últimas monitorizações

a última, ocorrida em

março de 2018

, reconhecem a necessidade de evidenciar melhor os diferentes processos de

monitorização, muitas vezes realizados, mas não devidamente documentados, pelo que, desde essa altura

que se assumiu a necessidade de dar mais e melhor visibilidade a uma estratégia de intervenção ativa e

dinâmica, verdadeiramente comprometida com o propósito da missão organizacional, altamente focada no

controlo, melhoria contínua e avaliação periódica, prosseguindo assim num racional e lógica de ciclo PDCA

(Plan-Do-Check-Act).

Assim, a direção e os trabalhadores dos SSGNR, inteiramente dedicados às suas

razões de servir e ajudar

os mais de 120.000 beneficiários, subordinam-se ao mais exigente quadro de valores e conduta dos

servidores públicos, obrigando-se a especiais responsabilidades de

accountability

, transparência e

escrutínio, seja perante a tutela, seja perante os competentes órgãos da administração pública, mas

também e muito especialmente, perante os seus beneficiários, já que são estes, através das respetivas

quotizações e pagamento dos serviços, que asseguram, de forma exclusiva, o financiamento do orçamento

para todas as atividades desenvolvidas pelos SSGNR, e por essa razão, sem qualquer contributo do

Orçamento do Estado.

Neste contexto, o PGRCIC ganha superior relevo, enquanto instrumento fundamental de gestão e controlo

das atividades e de relações existentes, cujos níveis de eficácia e eficiência só poderão ser assegurados

por via do permanente acompanhamento e, também, de um constante aperfeiçoamento.