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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades de 2011

Página

33

3.1.5.3. Sistema de Avaliação dos Colaboradores (Militares e Civis)

A gestão do desempenho é um instrumento basilar na promoção e progresso de uma cultura de mérito, no

aperfeiçoamento dos trabalhadores e na melhoria da qualidade do serviço prestado.

Para a prossecução das suas atribuições os SSGNR comportam nos seus quadros militares e trabalhadores

civis, sendo os primeiros tratados como carreiras especiais, e como tal sujeitos a um regime disciplinar e de

avaliação próprios, e os segundos, sujeitos e avaliados desde 2004, nos termos das regras do SIADAP - entre

2004 e 2007 através da Lei n.º 10/2004, de 22 de março, e desde 2008 segundo a Lei n.º 66-B/2007, de 28 de

dezembro.

Nos termos do artigo 3.º e do n.º 2 do artigo 86.º da Lei n.º 66-B/2007, de 28 de dezembro, a avaliação das

carreiras de regime especial e corpos especiais que disponham de um sistema de avaliação de desempenho

específico que ainda não tenha sido adaptado, deve efetuar-se de acordo com o respetivo sistema específico,

até à sua adaptação, situação que tem vindo a acontecer no que respeita aos militares em serviço nos SSGNR.

Assim, o Regulamento de Avaliação do Mérito dos Militares da Guarda Nacional Republicana (RAMMGNR),

aprovado pela Portaria n.º 279/2000 (2.ª série), define o sistema específico de avaliação do mérito dos militares

da Guarda Nacional Republicana (SAMMGNR) e os princípios que regem a sua aplicação.

No que respeita aos trabalhadores civis que prestam funções públicas nos SSGNR, foram realizadas as

correspondentes avaliações, nos termos do SIADAP 3, a 2 Técnicas Superiores, a 8 Assistentes Operacionais,

das quais 6 Auxiliares de Limpeza e 2 Telefonistas e a 18 Assistentes Operacionais e 1 Assistente Técnica, do

quadro da GNR em serviço nos Serviços Sociais.

3.1.5.4. Política de formação

Os Serviços Sociais têm prosseguido uma política de formação tendo em linha de conta as reais necessidades

de médio e longo prazo, atuando sobre as áreas técnicas carenciadas, em evolução, ou áreas emergentes.

Tais necessidades são apuradas e definidas atendendo àqueles desideratos e tendo em vista um reforço

positivo das competências individuais dos colaboradores militares e civis dos SSGNR, em razão da melhoria

contínua dos serviços prestados aos beneficiários e, concorrentemente, da necessária qualificação dos

trabalhadores.

Assim pode considerar-se que tem sido desenvolvida uma política de formação adequada para a valorização

profissional e pessoal de todos os colaboradores, encarada como um instrumento essencial para enfrentar o

ambiente de constante mudança que vivemos e permitindo aumentar de forma eficaz, a capacidade de

adaptação e atualização, no anseio de se alcançarem resultados mais exigentes ao nível da produtividade e

eficiência, bem como do aperfeiçoamento dos processos internos e dos inerentes processos sociais e culturais

dos Serviços Sociais.