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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Relatório de Atividades de 2011

Página

35

3.1.6.2. Sistema de Controlo Interno

Não obstante as normas e procedimentos internos estarem em permanente aperfeiçoamento, criando padrões

de conduta que, facilitando o seu controlo, prepara os militares para a sua atuação, iniciaram-se em 2010,

esforços internos, envolvendo todas as unidades orgânicas, em especial os seus responsáveis diretos, chefes de

repartição e secção, de forma a elaborar um Manual de Procedimentos Internos dos SSGNR atualizado e

ajustado às atividades e atribuições desenvolvidas na atividade diária dos Serviços Sociais.

Foram criadas até agora várias normas que se organizam em torno de grandes áreas como os recursos

humanos, recursos financeiros, património, aprovisionamento e logística e ação social e que serão revistas e

aperfeiçoadas sempre que se considere necessário.

Pretende-se, deste modo, que os procedimentos adotados pelos Serviços Sociais contribuam diretamente para a

melhoria e uniformização dos normativos e procedimentos internos e criar normas de controlo e procedimentos

internos que facilitem a celeridade e transparência processual, a prevenção e deteção de fraudes e erros, a

precisão e plenitude dos registos contabilísticos, assim como um maior controlo sobre todos os atos

administrativos dos Serviços Sociais.

3.1.6.3. Organização Interna

O recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem permitido aos Serviços Sociais agilizar os

seus processos internos e garantir a sua transversalidade, solução que desde há alguns anos vem sendo

utilizada nomeadamente por intermédio de uma aplicação criada internamente pelos Serviços Sociais (intranet),

e que, funcionando em toda a organização e permanecendo disponível a todos os colaboradores torna mais

céleres os procedimentos que outrora foram complexos. No entanto devido às diversas solicitações das

unidades orgânicas e identificadas novas necessidades é necessário uma atualização da mesma de forma a se

adaptar às necessidades do dia-a-dia característico dos Serviços Sociais.

3.1.7. Fiabilidade dos Sistemas de Informação

3.1.7.1. Integração de aplicações informáticas e existência de mecanismos que garantam a fiabilidade,

oportunidade e utilidade dos outputs dos sistemas

A fiabilidade dos sistemas de informação constitui nos Serviços Sociais, como em qualquer outro organismo, um

fator crítico a que deve ser dedicada particular atenção, nomeadamente porque são transversais a toda a

organização. A este propósito é necessário considerar, entre outros aspetos, o nível de abrangência e integração

das diferentes aplicações; os mecanismos que garantem a fiabilidade, oportunidade e utilidade dos outputs dos

sistemas; a informação produzida e utilizada nos processos de decisão; os requisitos de segurança para acesso

de terceiros.