Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades de 2011
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3.1.6.2. Sistema de Controlo Interno
Não obstante as normas e procedimentos internos estarem em permanente aperfeiçoamento, criando padrões
de conduta que, facilitando o seu controlo, prepara os militares para a sua atuação, iniciaram-se em 2010,
esforços internos, envolvendo todas as unidades orgânicas, em especial os seus responsáveis diretos, chefes de
repartição e secção, de forma a elaborar um Manual de Procedimentos Internos dos SSGNR atualizado e
ajustado às atividades e atribuições desenvolvidas na atividade diária dos Serviços Sociais.
Foram criadas até agora várias normas que se organizam em torno de grandes áreas como os recursos
humanos, recursos financeiros, património, aprovisionamento e logística e ação social e que serão revistas e
aperfeiçoadas sempre que se considere necessário.
Pretende-se, deste modo, que os procedimentos adotados pelos Serviços Sociais contribuam diretamente para a
melhoria e uniformização dos normativos e procedimentos internos e criar normas de controlo e procedimentos
internos que facilitem a celeridade e transparência processual, a prevenção e deteção de fraudes e erros, a
precisão e plenitude dos registos contabilísticos, assim como um maior controlo sobre todos os atos
administrativos dos Serviços Sociais.
3.1.6.3. Organização Interna
O recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem permitido aos Serviços Sociais agilizar os
seus processos internos e garantir a sua transversalidade, solução que desde há alguns anos vem sendo
utilizada nomeadamente por intermédio de uma aplicação criada internamente pelos Serviços Sociais (intranet),
e que, funcionando em toda a organização e permanecendo disponível a todos os colaboradores torna mais
céleres os procedimentos que outrora foram complexos. No entanto devido às diversas solicitações das
unidades orgânicas e identificadas novas necessidades é necessário uma atualização da mesma de forma a se
adaptar às necessidades do dia-a-dia característico dos Serviços Sociais.
3.1.7. Fiabilidade dos Sistemas de Informação
3.1.7.1. Integração de aplicações informáticas e existência de mecanismos que garantam a fiabilidade,
oportunidade e utilidade dos outputs dos sistemas
A fiabilidade dos sistemas de informação constitui nos Serviços Sociais, como em qualquer outro organismo, um
fator crítico a que deve ser dedicada particular atenção, nomeadamente porque são transversais a toda a
organização. A este propósito é necessário considerar, entre outros aspetos, o nível de abrangência e integração
das diferentes aplicações; os mecanismos que garantem a fiabilidade, oportunidade e utilidade dos outputs dos
sistemas; a informação produzida e utilizada nos processos de decisão; os requisitos de segurança para acesso
de terceiros.