Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Relatório de Atividades de 2013
Página
37
Qualidade
= (5 x 100%) + (3 x 100%) = (5 x 40%) + (3 x 60%) = 2 + 1,8 =
3,8
Sendo que a avaliação global, resulta da seguinte fórmula:
5 x 40% + 5 x 30% + 3,8 x 30% = 2 + 1,5 + 1,14 =
4,64
Concluímos assim que a avaliação global obtém o resultado de 4,64, numa escala de 1 a 5, superando oito e
atingindo um objetivo definidos em sede de QUAR, no entanto diminuiu ligeiramente em relação ao ano anterior
(
4,8).
1.1.5
Fatores condicionantes
Depois de efetuada a análise dos resultados alcançados e dos desvios verificados de acordo com os objetivos
expressos no QUAR, os SSGNR consideram que teve como condicionantes os constrangimentos no
recrutamento de recursos humanos com competências e qualificações em áreas específicas e técnicas e a
dificuldade na contratação de novos colaboradores, quer militares, quer civis, também são fatores que
condicionam a performance do Serviço, tendo ficado 47 postos de trabalho por preencher em relação ao que
estava planeado no Mapa de Pessoal para 2013.
Numa altura marcada por contínuas medidas de austeridade levadas a cabo pelo Governo, houve um aumento
exponencial das dificuldades económicas das famílias em geral e, particularmente dos beneficiários dos SSGNR,
o que despoletou num aumento da procura por parte dos beneficiários carenciados dos serviços prestados pelos
Serviços Sociais. Assim, foi necessário reunir sinergias de forma a criar um Gabinete de Apoio ao Beneficiário
para responder às novas necessidades dos beneficiários, mas para tal foi necessário alocar recursos escassos
nos Serviços Sociais.
1.1.6.
Apreciação Qualitativa e Quantitativa dos Resultados Alcançados
Pelo descrito supra, considerando que três parâmetros de avaliação foram superados e tendo presente o índice
de produtividade, as taxas de utilização de recursos humanos e financeiros e o índice de rentabilidade
alcançados, a expressão qualitativa da avaliação dos Serviços Sociais situa-se, de acordo com o ponto 1 do
artigo 18º da Lei nº 66-B/2007, de 28 de dezembro, na expressão qualitativa de
desempenho BOM
.
Assim,
AVALIAÇÃO FINAL DO SERVIÇO
Bom
Satisfatório
Insuficiente
116%
Tabela 27 – Avaliação final do Serviço