Relatório de Atividades de 2013
Obj. 6
9
100%
100%
100%
100%
60%
60%
Tabela 22 – Análise dos parâmetros de avaliação
No que respeita à dimensão
qualidade
que está diretamente relacionada com os níveis de satisfação dos
beneficiários (objetivo 5), bem como promover a qualificação dos trabalhadores através da formação (objetivo 6)
o intuito foi superado, tendo em conta os constrangimentos de recursos e meios disponíveis, com uma taxa de
realização de
108%
.
Parâmetros
Peso dos
Objetivos
Operacionais
Taxa de realização
do Parâmetro
(Resultado)
Contributo do
Parâmetro
(Resultado
Ponderado)
Avaliação Global
Quantitativa
Qualitativa
Eficácia
40%
122%
48,8%
116%
Bom
Eficiência
30%
116%
34,8%
Qualidade
30%
108%
32,4%
Tabela 23 – Taxa de realização por Parâmetros e Avaliação Global
1.1.4.2.
Análise da Produtividade
Em termos económicos a produtividade é geralmente definida como a expressão da eficiência da produção, e
mede-se através do rácio entre a produção obtida (
output
) e os fatores produtivos nela utilizados (
input
), num
determinado período de tempo.
Sendo os Serviços Sociais uma instituição que presta serviços de ação social complementar aos seus
beneficiários, a desmaterialização dos fatores produtivos é uma realidade, com especial ênfase no capital
humano, dado serem as pessoas que constituem o principal fator de criação de valor.
Assim, os indicadores de performance devem demonstrar a produtividade dessas pessoas.
Com vista a uma análise interna da produtividade, o rácio a considerar deverá ser:
Produtividade
= Taxa de Concretização Global dos Objetivos
Taxa de Utilização de Recursos Humanos
Nestes termos, é relevante referir que a produtividade dos SSGNR em 2013 foi de
148,7%
, o que significa que
houve um significativo aumento de produtividade em relação ao ano anterior (137,48%), facto que se apresenta
como positivo para os Serviços Sociais.