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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Plano de atividades de 2018

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A natureza dos serviços proporcionados aos nossos clientes

Beneficiários

é de uma grande

variedade, gerando em cada Beneficiário uma expetativa e/ou desejo diferente, não sendo, por

conseguinte, suscetível de ser medida de uma forma simplista e/ou meramente matemática.

Considerando que uma das formas demedir a qualidade é em função das perceções dos Dzutilizadoresdz

do sistema, a medição a efetuar tem necessariamente de ser devidamente contextualizada e

ponderada em razão de fatores psicológicos e sociológicos, os quais s

ão Dztranspostosdz para o papel

,

aquando das respostas dadas nos inquéritos de satisfação, que, anualmente, estes Serviços Sociais

realizam junto dos seus Beneficiários.

No entanto considerando tal complexidade na medição que subjaz ao conceito de qualidade técnica

ou objetiva, importa, pois, acordar de forma prévia os parâmetros ou critérios de qualidade. O que

não podemos deixar de atender é que os objetivos devem obedecer a certos e determinados critérios,

designadamente, a clareza, a precisão, a pertinência, a mensurabilidade, a viabilidade e a

comparabilidade.

Neste contexto e expostos que estão os principais pressupostos de cada um dos parâmetros, há a

referir que, no que concerne ao parâmetro da eficácia, são propostos no QUAR de 2018 três (3)

objetivo

s operacionais: Dz

Atribuir casas de habitação social, nos termos do Regulamento

dz, Dz

Valorizar o

Património Físico

dz e Dz

Realizar sessões de esclarecimento aos Beneficiários sobre as atividades, eventos

e serviços prestados

dz

No que diz diretamente respeito ao primeiro objetivo da eficácia podemos afirmar, semmargem para

dúvidas, que o mesmo se encontra associado a metas bastantes ambiciosas, pelo que

a atribuição de

15 casas para a habitação social

, pretende medir o empenhamento e o compromisso dos Serviços

Sociais em garantir a oportunidade dos Beneficiários commaior carência económica poderem aceder

a uma habitação condigna. Também a maior dedicação à valorização do património físico é uma das

nossas prioridades para o ano de 2018, e claro está, numa lógica de promoção de um maior e melhor

conhecimento dos SSGNR, se dará, no âmbito deste parâmetro de eficácia, uma especial atenção ao

aumento do número de

sessões a ministrar aos Beneficiários

, alavancando-se assim a eficácia

organizacional, traduzida no reforço comunicacional da instituição e valorização da mensagem que

pretendemos levar até aos nossos Beneficiários.

Quanto ao parâmetro da eficiência a aposta dos SSGNR centra-se em quatro objetivos operacionais,

a saber

: Dz

Reduzir o volume de dívida aos SSGNR

dz, por parte dos nossos fornecedores, Dz

Aumentar a

rentabilidade do património físico

dz

, numa lógica de equilíbrio entre a maximização económica do

património existente e da melhoria proporcionada por estes Serviços Sociais aos seus Beneficiários,

em especial daqueles que maiores dificuldades apresentam ter. Também dentro do parâmetro

eficiência, manteve-se o objetivo transversal

ao universo MAI, designadamente, Dz

Implementar as

medidas de eficiência orçamental incluídas na proposta de OE 2018

dz

, e no âmbito da Portaria

n.º186/2017, de 1 de junho, que prevê incentivos à melhoria de eficiência da despesa pública,

inscreveu-se o novo objetivo operacional denominado

Dz

Apresentar pelo menos 1 candidatura ao

Sistema de Incentivos à Eficiência da Despesa Pública

dz