
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de atividades de 2018
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A natureza dos serviços proporcionados aos nossos clientes
–
Beneficiários
é de uma grande
variedade, gerando em cada Beneficiário uma expetativa e/ou desejo diferente, não sendo, por
conseguinte, suscetível de ser medida de uma forma simplista e/ou meramente matemática.
Considerando que uma das formas demedir a qualidade é em função das perceções dos Dzutilizadoresdz
do sistema, a medição a efetuar tem necessariamente de ser devidamente contextualizada e
ponderada em razão de fatores psicológicos e sociológicos, os quais s
ão Dztranspostosdz para o papel
,
aquando das respostas dadas nos inquéritos de satisfação, que, anualmente, estes Serviços Sociais
realizam junto dos seus Beneficiários.
No entanto considerando tal complexidade na medição que subjaz ao conceito de qualidade técnica
ou objetiva, importa, pois, acordar de forma prévia os parâmetros ou critérios de qualidade. O que
não podemos deixar de atender é que os objetivos devem obedecer a certos e determinados critérios,
designadamente, a clareza, a precisão, a pertinência, a mensurabilidade, a viabilidade e a
comparabilidade.
Neste contexto e expostos que estão os principais pressupostos de cada um dos parâmetros, há a
referir que, no que concerne ao parâmetro da eficácia, são propostos no QUAR de 2018 três (3)
objetivo
s operacionais: Dz
Atribuir casas de habitação social, nos termos do Regulamento
dz, Dz
Valorizar o
Património Físico
dz e Dz
Realizar sessões de esclarecimento aos Beneficiários sobre as atividades, eventos
e serviços prestados
dz
No que diz diretamente respeito ao primeiro objetivo da eficácia podemos afirmar, semmargem para
dúvidas, que o mesmo se encontra associado a metas bastantes ambiciosas, pelo que
a atribuição de
15 casas para a habitação social
, pretende medir o empenhamento e o compromisso dos Serviços
Sociais em garantir a oportunidade dos Beneficiários commaior carência económica poderem aceder
a uma habitação condigna. Também a maior dedicação à valorização do património físico é uma das
nossas prioridades para o ano de 2018, e claro está, numa lógica de promoção de um maior e melhor
conhecimento dos SSGNR, se dará, no âmbito deste parâmetro de eficácia, uma especial atenção ao
aumento do número de
sessões a ministrar aos Beneficiários
, alavancando-se assim a eficácia
organizacional, traduzida no reforço comunicacional da instituição e valorização da mensagem que
pretendemos levar até aos nossos Beneficiários.
Quanto ao parâmetro da eficiência a aposta dos SSGNR centra-se em quatro objetivos operacionais,
a saber
: Dz
Reduzir o volume de dívida aos SSGNR
dz, por parte dos nossos fornecedores, Dz
Aumentar a
rentabilidade do património físico
dz
, numa lógica de equilíbrio entre a maximização económica do
património existente e da melhoria proporcionada por estes Serviços Sociais aos seus Beneficiários,
em especial daqueles que maiores dificuldades apresentam ter. Também dentro do parâmetro
eficiência, manteve-se o objetivo transversal
ao universo MAI, designadamente, Dz
Implementar as
medidas de eficiência orçamental incluídas na proposta de OE 2018
dz
, e no âmbito da Portaria
n.º186/2017, de 1 de junho, que prevê incentivos à melhoria de eficiência da despesa pública,
inscreveu-se o novo objetivo operacional denominado
Dz
Apresentar pelo menos 1 candidatura ao
Sistema de Incentivos à Eficiência da Despesa Pública
dz