
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de atividades de 2018
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Figura 3
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QUAR 2018 dos SSGNR
Para o QUAR 2018 dos SSGNR foram estabelecidos 9 (nove) objetivos operacionais devidamente
enquadrados nos objetivos estratégicos já neste capítulo enunciados. Aquando da sua distribuição
pelo QUAR houve que atender aos diferentes parâmetros existentes, nomeadamente os de eficácia,
eficiência e qualidade. Assim, no que respeita ao parâmetro de eficácia, é de relevar o facto de esta
ser aferida pelo impacto, pelo resultado e pelo realizado.
Os objetivos de eficiência, por sua vez, traduzem a relação existente entre os bens e os serviços
prestados (ou resultados e impactos), visto em Administração Pública esses resultados serem
medidos mais em termos de produtividade do que propriamente sob um prisma de pura economia.
Já o parâmetro de qualidade, pela sua menor probabilidade de medição factual torna-se, por si só,
mais difícil e complexo de medir, quer no sector público, quer no privado, mas mais ainda no primeiro
sector. A verdade, porém, é que o conceito de qualidade não é inequívoco, sobretudo quando se está
perante serviços com características de heterogeneidade e intangibilidade muito significativas e dos
quais os SSGNR são um claro exemplo.