
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de Atividades de 2019
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No ano de 2018, mantêm-se os bons indicadores económicos do país, que se conjugam com a evolução
positiva ao nível global e europeu, sublinhando-se a consolidação e melhoria dos resultados alcançados
em matéria de Produto Interno Bruto (PIB), Défice, Consumo Privado, Emprego e Inflação.
Na verdade, todas as projeções para a economia portuguesa apontam para a manutenção de uma
trajetória de expansão ao longo do período 2018-2020, continuando a beneficiar de um enquadramento
económico e financeiro favorável, de resto, coincidente com o período trienal definido no Plano
Estratégico destes SSGNR.
De acordo com os dados do Boletim de junho do Banco de Portugal, após um crescimento de 2,7% em
2017, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer 2,3% em 2018, 1,9% em 2019 e 1,7% em 2020.
Neste contexto, devemos encarar com otimismo moderado os anos vindouros, ainda que bem cientes dos
grandes desafios que, a curto e médio prazo, se colocam aos SSGNR, sejam eles de natureza interna,
relativos aos imperativos de mudança organizacional, ou de natureza externa, decorrentes da alteração
das necessidades, expetativas e anseios dos beneficiários, uns e outros com influência direta nos objetivos
finais da missão, exigindo a realização de processos de melhoria, adaptação e aprofundamento em todas
as diferentes atividades desnvolvidas.
3.2 O
S
S
TAKEHOLDERS
O sucesso da nossa missão organizacional depende, em boa parte, da participação das partes interessadas
e, por essa razão, torna-se necessário assegurar que as suas expectativas e necessidades sejam conhecidas
e consideradas nos diferentes processos de decisão conduzidos, em regra, pelo Conselho de Direção dos
SSGNR.
Tais expectativas envolvem a satisfação de legítimas necessidades, bem como um comportamento ético
e deontológico a considerar por todas as partes envolvidas. Cada interveniente ou grupo de
intervenientes representa um determinado tipo de interesse no processo.
Os
stakeholders
podem dividir-se em dois grandes grupos, os internos e os externos, sendo que os SSGNR
têm um conjunto muito alargado de
stakeholders
, quer de cariz interno, quer externo, conforme se pode
constatar na tabela seguinte.