
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de Atividades de 2019
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A Guarda Nacional Republicana (GNR) é outro dos mais importantes e críticos stakeholders dos SSGNR,
exigindo uma gestão próxima, na medida em que lhe compete disponibilizar o efetivo militar previsto no
Mapa de Pessoal e, acima de tudo, porque os Serviços Sociais só existem porque existe Guarda, servem
os beneficiários, mas também são um instrumento ao serviço da Guarda, intervindo no apoio aos militares
e civis, com a finalidade última e primordial de tornar a Guarda ainda mais forte, mais coesa e
operacionalmente mais capacitada, para o cumprimento da sua Missão.
Manter Informados
–
Stakeholders
que, embora não exerçam muito poder na organização, têm
importância, pois constituem a forma dos SSGNR alargarem o leque de serviços prestados, bem como a
sua área de influência, relacionando-se em geral através de protocolos e parcerias de cooperação,
atendendo que:
a.
Os trabalhadores dos SSGNR constituem um grupo dinâmico atento às evoluções sociais e políticas,
residindo na sua qualificação e alinhamento com a cultura organizacional a chave do sucesso dos
SSGNR no médio/longo prazo.
b.
A relação com os parceiros estratégicos e operacionais (GNR, outras Forças de Segurança nacionais
e estrangeiras, entidades protocoladas) consubstancia-se em projetos e ações de cooperação
solidária, procurando vantagens para os SSGNR e, naturalmente, para as demais entidades
envolvidas. Nesse prisma, os SSGNR fomentam a existência de protocolos que propiciem condições
vantajosas aos beneficiários, nomeadamente nas vertentes do ramo saúde, automóvel, da banca
e seguradoras, universidades, telecomunicações, gasolineiras, centros de apoio social e casas de
repouso, atividades de saúde e bem-estar, viagens e turismo, entre inúmeras outras. A interação
dos SSGNR junto das congéneres favorece a cooperação na partilha de boas práticas
(
Benchmarketing
), suscetíveis de serem aproveitadas em prol da melhoria dos serviços prestados.
Esforço Mínimo
–
Stakeholders
que requerem, em geral, um esforço mínimo por parte dos SSGNR, pois
não obstante existirem muitos prestadores de serviços análogos, não existe concorrência direta: o
público-alvo é apenas os beneficiários. No entanto, é de referir que os concorrentes podem ser muito
importantes como complemento à atividade dos SSGNR, em áreas que estes não conseguem responder.
Manter Satisfeitos
–
Stakeholders
que importa manter satisfeitos, desde logo, a Tutela (Ministério da
Administração Interna - MAI), tendo em conta o poder que lhe está inerente, com expressão nas decisões
políticas, com influência determinante na definição e prossecução dos objetivos, designadamente,
através da aprovação de legislação adequada às necessidades dos serviços, aumentando os níveis de
autonomia de gestão e respeitando os valores intrínsecos à condição militar.
Tal como foi dito anteriormente, e verificando-se que o desempenho e consequente sucesso dos SSGNR,
depende da sua interação e da satisfação das necessidades e expectativas de todas as partes interessadas,
procurou-se dividir os
stakeholders
em função da relação entre o seu nível de interesse e o seu poder na
organização, sendo que essa análise se encontra refletida no quadro abaixo.