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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Plano de Atividades de 2019

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A natureza dos serviços prestados aos nossos clientes

Beneficiários,

é de uma grande variedade,

gerando, em cada um, uma expetativa e/ou desejo diferente, não sendo, por conseguinte, suscetível de

ser medida de uma forma simplista e/ou meramente matemática. Assim, considerando que uma das

foƌŵas de ŵediƌ a Ƌualidade Ġ eŵ fuŶçĆo das peƌĐeções dos ͞utilizadoƌes͟ do sisteŵa, a ŵediçĆo a

efetuar tem necessariamente de ser devidamente contextualizada e ponderada em razão de fatores

psi

ĐológiĐos e soĐiológiĐos, os Ƌuais sĆo ͞tƌaŶspostos͟ paƌa o papel, aƋuaŶdo das ƌespostas dadas Ŷos

inquéritos de satisfação, que, anualmente, estes Serviços Sociais realizam junto dos seus Beneficiários.

No entanto, tal complexidade na medição, que subjaz ao conceito de qualidade técnica ou objetiva,

implica o acordar de forma prévia dos parâmetros ou critérios de qualidade, sendo que, não poderemos

deixar de atender ao facto de os objetivos deverem obedecer a certos e determinados critérios,

designadamente, a

clareza

, a

precisão

, a

pertinência,

a

mensurabilidade

, a

viabilidade

e a

comparabilidade

.

Neste contexto e expostos que estão os principais pressupostos de cada um dos parâmetros, há a referir

que, no que concerne ao parâmetro da eficácia, são propostos no QUAR de 2019, dois (2) objetivos

opeƌaĐioŶais: ͞

Atribuir casas com funções de natureza social (habitação social, residências para

estudantes e alojamentos de emergência)

͟ e ͞

Valorizar o patri

ŵóŶio físiĐo͟.

No que diz diretamente respeito ao primeiro objetivo da eficácia, podemos afirmar que este expressa, na

sua plenitude, o compromisso destes Serviços Sociais em proporcionar o maior apoio e ajuda aos seus

Beneficiários, em especial aos mais necessitados, pelo que

a atribuição de 15 casas com funções sociais

,

traduz o total empenho desta organização em garantir a oportunidade dos Beneficiários com maior

carência económica poderem aceder a uma habitação condigna, seja em condições de permanência, seja

em condições limitadas no tempo, pelas razões já oportunamente referidas no presente plano de

atividades.

Ainda no âmbito do parâmetro eficácia, os Serviços Sociais, continuarão, durante o ano de 2019, a dar

caminho a uma política de recuperação e valorização do seu vasto património imobiliário, mantendo e

aprofundando a aposta estratégica no reabilitação patrimonial, com especial incidência nos lares

académicos, residências para estudantes e habitação social familiar.

Quanto ao parâmetro da eficiência, o esforço dos SSGNR centra-se, para além da obrigatoriedade de dar

cumprimento aos objetivos decorrentes e inscritos na LOE 2019, nomeadamente o objetivo n.º 3 e

oďjetivo Ŷ.º ϰ, ͞

Garantir a operacionalização atempada dos atos a que se refere o n.º 2 do art.º 16 da

LOE

͟ e ͞

Promover a utilização de horários flexíveis que facilitem a conciliação da vida profissional com a

familiar e pessoal (n.º2 do art.º25 da LOE)

͟, ƌespetivaŵeŶte, a taŵďĠŵ ͞

Implementar as medidas de

eficiência orçamental incluídas na proposta de Orçamento de Estado de 2019

͟

.

Assim, no que respeita ao objetivo n.º 3 do QUAR, com a aplicabilidade deste objetivo imposto pela LEO

2019, os organismos públicos terão permissão para procederem às alterações obrigatórias de

posicionamento remuneratório, progressões e mudanças de nível ou escalão, decorrentes dos processos