
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de Atividades de 2019
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avaliativos e dos pontos não utilizados e que o trabalhador tenha acumulado durante o período de
proibição de valorizações remuneratórias, mediante um processamento de pagamento dos respetivos
acréscimos remuneratórios a que o trabalhador tenha direito e feito de forma faseada conforme previsto
no n.º 8 do artigo 18.º da Lei do Orçamento do Estado de 2018, aprovada pela Lei n.º 114/2017, de 29 de
dezembro.
Já no que respeita ao objetivo n.º 4 do QUAR, visa-se, essencialmente, a promoção de ummaior equilíbrio
entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para a igualdade entre homens e mulheres e
para uma cidadania plena, favorecendo assim, por um lado, a probabilidade de diminuição do absentismo,
por outro, o aumento da produtividade, a retenção de trabalhadores úteis aos SSGNR, melhorando por
inerência a estes fatores, os níveis de bem-estar, naquilo que são os indicadores de "
Balanço vida-
trabalho
" os quais têm vindo a decrescer desde 2011.
Finalmente, no parâmetro de qualidade, para o ano de 2019, estabeleceram-se dois objetivos
operacionais devidamente associados, com consequentes reflexos mútuos na cadeia de valor esperado.
Assim, considerando a importância que decorre daqueles objetivos e de que o resultado final obtido se
traduz na existência de uma organização mais robusta, com melhores ou piores resultados nos seus
propósitos e desígnios, os SSGNR encontram-se fortemente motivados para, a todo o tempo,
promoverem as melhores condições aos seus trabalhadores e Beneficiários, proporcionando-lhes um
ambiente organizacional facilitador do seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Na realidade, acreditamos que, quanto mais centrados estivermos nos nossos objetivos e missão, quanto
mais e melhores meios tiverem os nossos trabalhadores militares e civis à sua disposição, tanto melhor
será o desempenho destes profissionais, que, naturalmente, terá repercurssões na qualidade do serviço
disponibilizado ao cliente final
–
o
Beneficiário
.
Neste contexto, consideramos que os objetivos operacionais de qualidade estão intimamente ligados,
͞
Potenciar os níveis de motivação dos trabalhadores
͟ Ġ deĐisivo paƌa Ƌue se possa ͞
Aumentar os níveis de
satisfação dos Beneficiários
͟
, oferecendo-lhes serviços e prestações que reflitam os mais elevados
padrões de excelência organizacional e prestacional, percecionados pelos utilizadores e garantidos por
uma avaliação independente, objetivo que pretendemos prosseguir, ao longo de 2019.
A certificação de qualidade inscrita no nosso Plano Estratégico para o triénio 2018-
ϮϬϮϬ, Ġ ͞espelho͟ do
posicionamento estratégico que estes SSGNR almejam, e que, concomitantemente trará consigo uma
estrutura mais sólida, eficiente e eficaz para os seus mais de 120.000 beneficiários e, de forma mais difusa,
junto de todas as partes interessadas, valorizando a missão expressa nas
͞ƌazões de seƌviƌ e ajudaƌ͟
que
norteiam o nosso caminho. A estratégia dos SSGNR, estabelecida para o ano de 2019, afirma-se pelo
estrito respeito e adesão aos príncipios e boas práticas da gestão pública, propondo-se alcançar
ambiciosas mas credíveis e exequíveis metas, formuladas com base na interação e conjugação dos níveis
estratégico, tático e operacional, com a preocupação constante de garantir uma adequada relação de
equílibrio na ponderação dos parâmetros de eficácia, eficiência e qualidade.