
Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana
Plano de Atividades de 2019
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Figura 3
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QUAR 2019
Assim, e para o QUAR 2019 dos SSGNR foram restabelecidos 7 (sete) objetivos operacionais devidamente
enquadrados nos objetivos estratégicos já neste capítulo enunciados.
Aquando da sua distribuição pelo QUAR houve, conforme já atrás mencionado, que atender aos
diferentes parâmetros existentes, nomeadamente os de eficácia, eficiência e qualidade.
No que respeita ao parâmetro de eficácia, é de relevar o facto de esta ser aferida pelo impacto, pelo
resultado e pelo realizado. Já os objetivos de eficiência, por sua vez, traduzem a relação existente entre
os bens e os serviços prestados (ou resultados e impactos), visto em Administração Pública esses
resultados seremmedidos mais em termos de produtividade do que propriamente sob um prisma de pura
economia.
Por fim, e no que respeita ao parâmetro de qualidade, em muitos casos resultante de perceções e nem
sempre suscetível de aferição factual, torna-se mais difícil e complexo de medir, especialmente no sector
público. Na verdade, o conceito de qualidade não é inequívoco, sobretudo quando se está perante
serviços com características de heterogeneidade e intangibilidade muito significativas, de que algumas
das prestações sociais e serviços proporcionados pelos SSGNR são um claro exemplo.