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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Plano de Atividades de 2019

63

atividades com a devida identificação dos objetivos e resultados a obter, bem como à definição respetiva

dos diferentes níveis de prioridade

.

9.

A

TIVIDADES

P

REVISTAS E

R

ECURSOS

E

XISTENTES

9.1

A

TIVIDADES

P

REVISTAS

Em 2017, os SSGNR desenvolveram um Plano Estratégico para o triénio 2018-2020, onde se encontram

previstos um conjunto de objetivos estratégicos que resultam de uma visão de médio prazo e que assenta

em dois pilares fundamentais - a

sustentabilidade dos projetos

e o

reforço da autonomia económica e

financeira

desta Instituição.

O plano teve em consideração um vasto conjunto de variáveis, quer de natureza endógena, quer exógena

à nossa realidade conjuntural e estrutural, cuja análise e avaliação de impacto permitiu estabelecer as

prioridades de ação centradas no fortalecimento da missão dos SSGNR, com vista a aumentar a

capacidade de intervenção social e a qualidade dos serviços prestados aos beneficiários.

Conscientes das nossas capacidades e fortemente determinados na concretização dos objetivos traçados,

mas também cientes da exiguidade dos meios humanos para assegurar o cumprimento de todos os

objetivos propostos, temos vindo a encetar esforços no sentido de robustecer e qualificar o nosso efetivo,

agora mais equilibrado, em resultado da integração do pessoal avençado, ao abrigo do Programa de

Regularização Extraordinária de Vinculos Precários da Administração (PREVPAP), um processo concluído

no primeiro semestre de 2018.

No atual contexto socioeconómico, a proteção social complementar encontra-se perante novos e

complexos desafios, exigindo às entidades atuantes nesta matéria uma adaptação proativa e dinâmica a

um mundo em constante mudança, com alterações a nível demográfico, familiar, social e económico, que

se projetam e consideram nas teorias e modelos de gestão pública.

Nesta sequência, importa, pois, referir que todos os objetivos estratégicos traçados para o triénio de

2018-2020 tiveram em consideração as análises feitas aos stakeholders, mas também as análises PESTLA

e SWOT, bem como os respetivos fatores críticos de sucesso, visando um

resultado líquido

congruente

com o desiderato último dos SSGNR, traduzido nas

͞ƌazões de seƌviƌ e ajudaƌ͟

os nossos Beneficiários,

assegurando os mais elevados padrões qualitativos em todas as prestações.

Desta forma, será possível aumentar os níveis de satisfação e fortalecer as relações de confiança e

proximidade, como marca distintiva de um serviço de excelência, reconhecido pelos Beneficiários, pelos

stakeholders e pela sociedade.

Na prossecução desse objetivo, os SSGNR estão fortemente empenhados na consolidação de um Sistema

de Gestão de Qualidade (SGQ) robusto e eficaz, que cumpra com os requisitos da norma ISO 9001:2015,

condição indispensável para a obtenção da certificação de qualidade, se possível, antes do final de 2020,

enquanto expressão da constante melhoria das prestações proporcionadas aos Beneficiários.