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Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana

Plano de Atividades de 2019

62

8.1 M

ETODOLOGIA

A construção do presente Plano de Atividades assenta na identificação de programas, subprogramas,

atividades e ações que o Conselho de Direção entende como caracterizadores e adequados à

concretização da sua missão dos SSGNR, alinhados com as modalidades de proteção social desenvolvidas

por estes Serviços Sociais e, desta forma, orientados pela sua forte cultura organizacional, em linha com

a visão e valores previamente definidos.

A metodologia adotada sustenta-se no levantamento e análise do ambiente envolvente, quer na sua

vertente interna quer externa, em ordem à obtenção de informações relevantes que facilitem a definição

da estratégia a adotar para o ano seguinte. Procura-se, desta forma, aliar a missão e visão dos SSGNR ao

anseio de reforçar a ação social complementar desenvolvida, tendo em conta as mudanças constantes

que ocorrem a nível funcional e organizacional, privilegiando a racionalidade da gestão, a melhoria da

capacidade técnica e operacional, em razão dos níveis de eficácia e de eficiência, no sentido de alcançar

a crescente qualidade de prestação de serviços aos Beneficiários e atendendo às orientações estratégicas

definidas.

Conceitos a considerar:

P

ROGRAMAS

Conjunto de subprogramas concorrentes ou complementares que visamalcançar um ou mais dos objetivos

estratégicos previamente definidos.

S

UBPROGRAMAS

Conjunto de projetos/atividades concorrentes ou complementares que visam alcançar um ou mais dos

objetivos estratégicos previamente definidos.

A

TIVIDADES

Conjunto de tarefas, de caráter permanente ou cíclico, com ou sem horizonte temporal predeterminado.

8.2 P

ARTICIPAÇÃO ATIVA NA CONSTRUÇÃO DO

P

LANO

No âmbito dos trabalhos preparatórios para elaboração do Plano de Atividades de 2019, sublinha-se a

participação e o envolvimento ativo de todas as unidades orgânicas, das quais foi obtida a informação

necessária à sua conceção, através de um rigoroso levantamento dos processos, com particular atenção,

nas unidades tidas como essenciais.

Assim, após a devida sistematização e consequente análise dos dados recolhidos, passou-se à sua

quantificação, compilação e tratamento da informação. Posteriormente, com os contributos facultados

por aqueles serviços e sob a coordenação do Conselho de Direção, procedeu-se ao alinhamento das