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A formação profissional nas diversas áreas dos SSGNR, especialmente em áreas com

elevada tecnicidade, é fundamental para um serviço de qualidade e eficiência. No entanto,

a falta de recursos humanos tem impossibilitado que se proporcione formação técnica

especifica e aprofundada aos trabalhadores em diversas áreas, como o direito fiscal, a

contratação pública, a contabilidade pública, o apoio contencioso e jurídico, a

informática, a arquitetura, a engenharia civil, entre outras, o que tem dificultado a

implementação de algumas das medidas propostas no Plano inicial.

Atualização do Manual de procedimentos internos:

O manual de procedimentos internos tem vindo a ser construído de forma faseada e por

áreas de responsabilidade, de forma a reunir toda a informação sobre o funcionamento da

atividade diária dos Serviços Sociais, sistematizando procedimentos e definindo tarefas e

responsabilidades, facilitando o controlo e a celeridade processual subjacente em razão de

mais e melhor transparência em todos os atos administrativos dos SSGNR. No entanto, e

apesar do esforço que tem sido feito para sistematizar todos os procedimentos e normas

referentes ao funcionamento da atividade diária dos SSSGNR, em certas áreas ainda

existem procedimentos internos por definir e outros por atualizar

,

o que, em algumas

situações, não permitiu a implementação das medidas estipuladas no Plano.